quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Em razão de estarmos focados agora na regulamentação da Lei de Organização Básica da PMDF as postagens não serão feitas com a mesma freqüência, mas sempre que possível nas madrugadas comentaremos os assuntos trazidos para discussão.


CHOAEM PMDF

Já havíamos comentado esse tema antes. Voltou para a agenda e como se verifica pelos comentários os entendimentos são divergentes.

Em 12 de novembro já havia me pronunciado da seguinte maneira:

“CHOAEM PMDF

Aviso aos navegantes desse barco: tive a oportunidade de dirigir-me a alguns Subtenentes ontem sobre o tema. Enquanto ficarem reivindicando mudanças disso e daquilo, dos critérios, se prevalece à antiguidade, se prevalece o concurso, etc. e tal o tempo está passando e ninguém atinge o objetivo. Primeiro foram os candidatos do concurso que chiaram sobre o programa e com isso conseguiram protelar o certame. Agora estão em voga outros interesses. A melhor solução ainda é a baseada no princípio de Salomão: metade para cada área de interesse. Pensem no assunto !!! O prejuízo está sendo de todos. No mundo competitivo de hoje não se trabalha para eliminar seu competidor, mas sim para melhorar sua vantagem competitiva.”

Comentários recentes: O Marcos pugna pelo cancelamento do concurso em andamento com a edição de novo certame com os requisitos da Lei 12.086/2009; O Orcione clama por isonomia com o CBMDF e que o acesso ao CHOAEM seja feito somente por antiguidade e o Daniel também quer um novo concurso com acesso para todos os que possuam os requisitos.

A aplicação das normas de modo similar ao CBMDF não é possível porque antes da vigência da nova lei as regras das corporações eram distintas. O momento atual somente permite a aplicação da norma vigente no dia anterior ao dia 06 de novembro como regra de transição.

Cancelar e fazer outro tem vantagens e desvantagens, devendo sopesá-las.

Por isso que já havia me manifestado por uma solução salomônica como forma de atender a interesses divergentes neste momento, motivado muito mais pela transição e acomodação do processo do que por qualquer outro princípio.

Necessário enfatizar que a situação chegou a esse ponto por disputas internas de grupos de interesses conflitantes.

Estão perdendo tempo!!! Cada dia que passa a coisa se complica mais.

UNIFICAÇÃO E DESMILITARIZAÇÃO

O Halk afirma fundamentado no senso comum que os oficiais teriam supostamente pavor ao processo de unificação e desmilitarização e que as praças estariam de modo unânime querendo que o processo ocorra. Pede meu posicionamento.

O Paulo concorda com a unificação e desmilitarização, mas demonstra preocupação com o regime previdenciário e a desconstitucionalização das polícias.

Esse tema não é tão simples e maniqueísta como se apresenta. Não se trata de estar contra ou a favor, de ter pavor por perda de status ou de privilégio. Acho que a abordagem está equivocada e contém o ranço de conflito de interesses entre oficiais e praças. Não é por aí.

Estou preocupado com outros aspectos que considero mais relevantes. A unificação e a desmilitarização das polícias estão sendo tratadas como uma panacéia para todos os problemas e males da segurança pública. Engodo! Não existe uma solução mágica e salvadora para os problemas.

Segundo ponto é que comungo com a preocupação do Paulo com a mudança do regime previdenciário. Parece que só daremos valor ao que temos quando perdermos os benefícios atuais. A desconstitucionalização das polícias também pode significar a perda de prerrogativas e direitos conseguidos a duras penas. Pode representar a perda dos bônus e a manutenção dos ônus.

Existe um canto da sereia que afoga o pescador em que os mais incautos imaginam que com a desmilitarização e a unificação no dia seguinte os salários estarão iguais. Não funciona assim. O Deputado Patrício prega a unificação e a desmilitarização, mas sempre que pode faz questão de dizer que foi Cabo. Existe uma cultura profissional que não se abandona assim radicalmente.

O meu entendimento é que o processo de mudanças é que indicará o caminho. A GEB (Guarda Especial de Brasília) em suas origens era civil e houve um caminho de militarização de um segmento. Pode ser que a onda agora nos leve para a desmilitarização e unificação, não como pressuposto fundamentalista do programa do PT ortodoxo que quer sindicalizar o mundo para que este seja regido por seu modelo. Essa para mim é a visão do Hélio Bicudo, um dos precursores do discurso de unificação e desmilitarização.

Esse é um tema que não deve ser tratado ao sabor de paixões e intransigências, mas com fundamento em argumentos racionais, pensados e repensados, porque tenho comigo também uma convicção de “senso comum” que esse projeto não objetiva beneficiar a instituição policial, mas pode representar uma estratégia de mudar por mudar para ver como fica.

Recomendo a leitura do livro “Princípios de Paradoxos” da Price Waterhouse editado pela Atlas que aborda como as empresas de alto desempenho e sucesso administram o caos, a complexidade e a contradição para atingir seus resultados excelentes. Sinteticamente o livro aponta cinco princípios que aparentemente são paradoxais, mas que indicam a razão do sucesso dessas empresas estudadas.

O primeiro princípio preconiza que mudanças positivas exigem boa dose de estabilidade.

O segundo estabelece que para construir uma organização é preciso focar o indivíduo.

O terceiro institui que é necessário focar a cultura organizacional de forma direta e indireta.

O quatro diz que a verdadeira delegação de poderes exige liderança firme.

E o quinto afirma que para construir e preciso demolir.
Vamos pensar essa mudança com o cérebro e não com o fígado para no final não chegar à conclusão da celebre frase “cuidado com o que pedir, pois pode conseguir.”

Boa Noite, Bom dia
Um fraternal abraço,
Ricardo Martins

9 comentários:

rommel disse...

Mas coronel, a unificaçao nao precisa necessariamente extinguir as 2 instituiçoes ,simplesmente e so uma pessoa de mente aberta confeccionar um projeto de unificaçao dos trabalhos ,dos mesmos moldes do ciad, porque o ciad todos podem trabalhar juntos e aqui fora nao,,as informaçoes guardadas as sete chaves dentro das delegacias nao sao acessiveis aos policiais militares ,deveria existir um centro de comando de policia em cada setor ,por exemplo :as equipes de serviço da PCDF e PMDF se encontrariam neste centro e policia unificada e trocavam todas as informaçoes da area de atuaçao ,,policiais militares seriam informados sobre traficantes da area , fugitivos ,individuos com mandado de prisao, pessoas desaparecidas ,e seria liberado tambem para a pm o termo circunstanciado, uma atitude desta ja desburocratizaria muito o sistema de segurança publica travado atual, que nao acompanha a modernizaçao de outras instituiçoes..

waldomiro santos disse...

Para que exista segurança pública eficiente não é necessário que se unifique os órgãos. Basta que o governos e gestores priorizem a profissionalização e a valorização dos operadores de segurança pública, em especial o segmento ostensivo, que é quem está em contato direto com o público. Quando ao molde de unificação utilizada na CIADE relato que lá é que de fato fica patente a distância existente entre as polícias. A PCDF, por exemplo, possui o monopólio da informação referente aos delinquentes do DF (sistema Millenium). A PMDF tem acesso apenas ao sistema DETRAN para a consulta a veículos. A única coisa que de fato é unificada e a utilização do Sistema SGO (diz respeito às solicitações via 190/193), até mesmo os pedidos de perícia só são realizados após uma equipe da PCDF comparecer ao local dos fatos (acidentes, homicídios...), as informações que as equipes da PMDF prestam parece carecer de credibilidade. Em suma: a propalada unificação entre os órgãos de segurança pública na CIADE inexiste.

Unknown disse...

Sr. Coronel parabéns pelo Blog e pelos esclarecimentos!!
Gostaria de saber do senhor quais medidas estão sendo adotadas para o futuro em relação aos cursos (nivelamento,CAP,e outros)tendo em vista o grande número de policiais que participarão.
Pergunto? os cursos poderão ser à distância,semi-presenciais,qual a modalidade?

Nilo Zeschau Júnior disse...

Prezado Cel. e todos que acompanham esse espaço ! Boa Noite !

Desmilitarização , de quem é a culpa ?
Por coincidência no último plantão que tirei , um primeiro ten. de minha corporação CBMDF tocou no assunto , mas com a mesma ladainha de sempre que já não aguento mais , sinceramente. Se desmilitarizar quando formos para a reserva ganharemos o teto do INSS.Disse o ten. já pensou um bombeiro com 65 anos trabalhando ? Deu vontade de chorar quando escutei isso !
Não vejo A PF , PC , PRF ,se aposentarem com o teto do INSS,sem falar em outras instituições que não fazem parte da segurança pública. é um assunto que tem que ser tratado com mais seriedade . Não com monólogos na frente da tropa (Bras. Caravana de animais de carga: tropa de burros.
Grande porção de gado vacum em marcha.)Acho que esse termo que tanto usam no CBMDF já devia estar em desuso .
Ah, sem dizer que antes de dizer isto, nos lembrou perfeitamente que estávamos em um ambiente militar e devíamos nos comportar como tal, pra meio entendedor meia palavra basta.
Na minha opinião, tanto o comando da PM quanto do CBM são os culpados por essa onda de desmilitarização, por mais que seja um canto de todos que só querem nos ferrar !
Acredito que não tenha um praça se quer,que quer ser militar regido por um regulamento de GUERRA ! O nosso RDE !
Que serve para todos , mas só vejo praça preso ! A torto e a direito !(os tortos por merecimento e os direitos por ocasiões que certos gerentes de nossa organização sentem prazer em ferrar com seus funcionários )Usando o RDE.
Contarei aqui nesse espaço uma situação que aconteceu em um quartel do CBMDF , que vai explicar o tom de meu comentário .
Antes de ir trabalhar , sempro agradeço a DEUS a oportunidade de trabalhar em profissão tão honrosa.
Mas acontecimentos como o que ocorreu só Cristo aguentaria ...
Peço a todos que se informem sobre o assunto que é sério !

Unknown disse...

Boa tarde Coronel Martins. QUANTO AO RETROATIVO DO RISCO DE VIDA, SE NÃO FOR PAGO NO PAGAMENTO QUE SAI EM JANEIRO É VERDADE QUE CORRE O RISCO DE VIRAR UM PRECATORIO? POR ACASO O SENHOR TEM ALGUMA NOVIDADE SEBRE ESSE ASSUNTO PARA NOS?...EMERSON

Sgt Assis Araujo disse...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009
SÉRIE COMENTÁRIO E DÚVIDAS 008 – 23 DE NOVEMBRO


Esperem por novidades no dia 27 de novembro e 23 de dezembro. Boas!


Cel, a novidade do dia 27 era o mensalinho? e a do dia 23/12 qual seria?

Unknown disse...

Boa tarde Coronel Martins!
Eu ainda não consegui entender uma coisa. A prova para o CHOAEM/PMDF estava prevista para ser realizada no dia 18 de outubro de 2009. O certame foi adiado por problemas administrativos. Porém, no dia 05 de novembro foi divulgado novo edital com apenas as vagas já existentes no edital anterior. O Senhor concorda que deveria ter esperado um pouco mais, já que estava certa a assinatura do nosso PCS no dia 06, o que de fato aconteceu, e divulgar um edital já com as vagas proporcionada pelo Plano? Ou será que haverá um aditamento ao edital acrescentando as vagas existentes? O que acho, ser mais lógico.
Edson.

Unknown disse...

Bom dia Coronel Martins!
Eu ainda não consegui entender uma coisa. A prova para o CHOAEM/PMDF estava prevista para ser realizada no dia 18 de outubro de 2009. O certame foi adiado por problemas administrativos. Porém, no dia 05 de novembro foi divulgado novo edital com apenas as vagas já existentes no edital anterior. O Senhor concorda que deveria ter esperado um pouco mais, já que estava certa a assinatura do nosso PCS no dia 06, o que de fato aconteceu, e divulgar um edital já com as vagas proporcionada pelo Plano? Ou será que haverá um aditamento ao edital acrescentando as vagas existentes? O que acho ser mais lógico.
Edson.

Cybele Mara disse...

Boa noite Coronel Martins,

Peço uma orientação para o senhor, visto a nuvem que sobrevoa nossas cabeças em relação ao PCS. Com a redução do interstício como ficará o acesso às graduações superiores? Por exemplo: sou 2º Sgt e serei promovida neste mês a 1º Sgt, pergunto: quanto tempo esperarei para poder fazer o concurso CHOAEM? Quando sairei SubTen? Quem concorrerá comigo? Pergunto caro coronel porque após 23 anos de serviço, vejo a legislação escrita de uma forma e cumprida de outra! Permaneci por 10 anos na graduação de 3º Sgt agora os mais modernos estarão no mesmo patamar. O senhor há de convir que a máquina precisa ser moralizada.
Agradeço se puder esclarecer as minhas dúvidas.

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados