sexta-feira, 13 de novembro de 2009


TURMA PMDF INGRESSADA EM 2003
Joaca perguntou sobre as perspectivas dos soldados da PMDF da última turma, com sete anos de serviço. As projeções são as melhores possíveis já que não sofreram tanto com a travação do quadro. Significa que muito provavelmente terão redução de interstício nos próximos dois anos, serão promovidos a Cabo sem ter que fazer o CFC, portanto já dentro da nova regra, devendo fazer apenas uma atividade de capacitação. A seguir serão promovidos a 3º. Sargento dentro do interstício legal, farão o Curso de Aperfeiçoamento de Praças já como 3º. Sargento. Aos 18 anos de serviço já poderão fazer concurso para o QOPMA, mingrando de carreira, ou prosseguir na carreira de praça até Subtenente. Recomendaria que o companheiro Joaca e tantos outros com interesse no assunto tirem suas próprias conclusões, dando uma olhada no quadro do efetivo das praças QPPMC da Lei 12.086. Somem os quantitativos de cabo para cima e compare com o efetivo de soldados. Terão uma grande surpresa que só não será maior se tiverem a curiosidade de comparar com a lei de fixação de efetivos anterior. Portanto não há razão para tamanha ansiedade.
Ademais há um fator desfavorável para a PMDF que vai beneficiar a turma em questão: existem turmas imensas com milhares de policiais que completarão o tempo de serviço mínimo para passagem para a reserva ao mesmo tempo, o que provavelmente criará um vácuo na instituição em termos de efetivo, mas para os jovens policiais será o escancarar dos portões para promoções.

ELOGIOS
Agradeço sensibilizado uma vez mais as manifestações de respeito e consideração. Particularmente me cobro muito acerca de coerência, ação, postura, compromisso porque tempos atrás criticava isso muito dos superiores com quem trabalhei ou observei ao longo da carreira.
Tenho tomado o cuidado de não ficar me achando isso tudo e ser picado pela mosca azul. Agora não posso deixar de admitir que fico feliz com as manifestações de apreço que recebo, que procuro traduzir em mais trabalho e ações.

AO PREZADO HALK E A TANTOS OUTROS QUE PODEM ESTAR PENSANDO DA MESMA FORMA

Existem duas formas de entender minha participação neste processo: representante da PMDF junto ao GDF ou representante do GDF junto à PMDF. Avalie meu desempenho e conclua. Como dirigente da PMDF tenho procurado me colocar como servidor do Estado e não dos Governos. Governos passam e a instituição fica, sendo eles bons ou ruins. Logicamente que é necessário estabelecer uma relação leal com os Governantes que nos apóiam, até para preservar os interesses da corporação. Logo, prezado Halk, me chamar de representante do GDF não seria propriamente o caso. O Comandante-Geral e o Chefe da Casa Militar desempenham esse papel mais nitidamente que eu e se encarregam desse "accountability" (espécie de prestação de contas). De certo modo todos nós exercemos em alguma medida esse papel também, considerando que realizamos os programas de todos os governos passados e realizaremos também os que virão na política de segurança pública.

Já presenciei muita coisa ao longo da carreira. Em 1997 testemunhei companheiros da Policia Militar do Espírito Santo que pegavam empréstimos lastreados em seus pagamentos atrasados de três a quatro meses, e ainda pagavam juros por isso. Em 1988 nosso pagamento ordinário atrasou pelo menos umas cinco vezes no ano por uns dez dias. Já recebi 13º. em janeiro. Poderia elencar vários outros episódios. Haver trabalhado em vários setores e em bastidores diversos me fez querer saber a razão das coisas, porque elas acontecem. Uma das conclusões a que cheguei é que os Governos, sejam eles quais forem, não guardam dinheiro para honrar dívidas já previstas. As decisões são circunstanciais, dependem de arrecadação. Nesse quesito arrecadação o cenário não tem sido auspicioso. Lembra que recentemente a Receita Federal adiou a devolução do imposto de renda dos contribuintes? Logicamente que ninguém gosta e tem que chiar mesmo. Todos nós estamos apertando o cerco no setor financeiro do governo para honrar o compromisso. Considerando que devemos receber isso com uns dez ou quinze dias de atraso, acho que não é uma sacanagem tão grande assim. Acharia mais sacanagem se houvesse pago a uma parte e outra ficasse de fora.

Os Governadores em geral adoram atender aos anseios dos seus eleitores, porque vivem de olho no mercado de votos. Essa é uma realidade muito bem explorada no livro “Como Funciona o Governo” do autor Jorge Vianna da Fundação Getúlio Vargas. Agora nós que somos pessoas esclarecidas não podemos cair no clientelismo desmesurado, do tipo toma lá da cá. Precisamos aprender a aderir aos projetos e não fazer do voto um instrumento de barganha. A mecânica é a mesma do pobre eleitor que troca seu voto por um par de botinas, uma dentadura, um emprego para a cunhada, cinqüenta reais dentro de uma camiseta do candidato, etc.

No que se refere às eleições de 2010 tenho apenas alguns princípios: para os parlamentos votarei em representantes da PMDF, sejam eles quem forem, porque o pior candidato da PMDF será melhor representante da instituição que o melhor representante de outra categoria; para o Governo votarei no melhor projeto, de olho na capacidade gerencial do candidato, seu elenco de realizações, sua folha de serviços e sua carta de intenções com nossa instituição. O passado é um farol apontado para trás. Não gastarei meu único e valioso voto na intenção de me vingar de ninguém.
Não concordo e nem me enquadro nessa categoria que o Halk citou de vira-latas e burros, como também tenho certeza de que os militares do DF não chegam nem perto desses conceitos. Quem conseguiu fazer um projeto de lei tramitar como tramitou e aprovar as regras que queríamos a despeito de tudo e de todos constituem uma classe de prestígio e adotam estratégias inteligentes.
Por fim, desentendimentos, conflitos, contrariedades tenho-os em minha própria casa, mas sempre reflito e tenho voltado para o conforto da minha cama de casal e o aconchego de meus filhos e nunca ameacei deixá-los.

Bom dia,
Fraternal abraço,
Ricardo Martins.


9 comentários:

Halk disse...

Boa tarde, Cel Martins.
Sei que fui incisivo ou até mesmo injusto quando citei algumas palavras, todavia, estou muito indignado com o que está acontecendo e não me furtarei a expor minha opinão. Quanto ao "vira latas e burro", este não é meu senso nem tampouco a realidade. Estes só foram citados em referencia a comentários maldosos de pessoas de fora do nosso meio e até mesmo de colegas Policias Militares.
Grato pelos esclarecimentos e ou opiniões.

tecnicas policiais disse...

Caro CEL, gostaria de saber como vai ficar a situação dos Sargentos que já alcançaram o pre-requisito (nível superior, e o CAP) + não possui 18 anos de serviço para poderem fazer o CHOAEM ficaremos estagnados , pois poderemos chegar a ultima graduação faltando de 03 anos para completar os 18 anos necessarios, e ainda vislumbramos a possibilidade de sargentos mais recrutas na graduação poderei fazer, pois agora só basta ter o CAP é pela que entendemos até os 3º SGT farão desde que tenham o CAP , vejo que é uma medida salutar , pois entendemos que é uma forma de compensar o tempo que estes policiais ficaram estagnados na carreira , mas também entendemos que não existe óbice alguma para os Policiais que já atingiram os requisitos do CAP e nível superior possam fazer
no mais agradeço os esclarecimentos e agradeço pelo que vem fazendo pelos policiais independemente ser oficial ou praça ,Muitos estão levando os louros pela conquista e muitos não estão tendo o reconhecimento devido
até mais
um abraço
Everson

orcione disse...

CEl, LENDO O PARÁGRAFO ÚNICO EM QUE FACULTA O CMT GERAL A EMPREGAR OS OFICIAIS DO QOPMA NO SERVIÇO OPERACIONAL GEROU DÚVIDA, QUANDO FALA OS ATUAIS OFICIAIS, LEVANDO A INTERPETAR, QUE OS PRÓXIMOS QUE ENTRAREM NÃO SERÃO EMPREGADO, ESSA DÚVIDA NÃO É SÓ MINHA JÁ OUVI OUTRAS PESSOAS COMENTAR!!!EM TEMPO, SOU A FAVOR DO EMPREGO NO SERVIÇO OPERACIONAL DO QOPMA, SE O SR. PUDER COMENTAR, MAIS UMA VEZ OBRIGADO!!!

Trindade disse...

Cel Martins, não querendo ser a mãe Diná e nem persimista, mas o fato é que para completar as 3354 vagas de cabo que prevê o plano, chegará aproximadamente na matricula 21 e 20 mil segundo o almanaque, para que se abra vaga estes terão que no mínimo ocupar as vagas pelo período de 2 anos e meio 50% do interticio para 3 SGT, depois serão mais 3364 novas vagas para CB, que deverá alcançar até os 24mil e alguns 72mil, e assim decorrente a mais 2 anos e meio no mínimo por causa do intertício os demais alçaram o quadro de acesso, se eu estiver errado na minha interpretação do plano por favor me oriente.

Unknown disse...

Boa tarde Cel Martins.

Sou novo nesse blog, gostaria que me tirasse uma duvida, recebi um documento informando que todos os primeiros sargentos serão promovidos as subtenentes, tive a curiosidade de verificar que nem todos possuem o interticio mimimo para promoção inclusive alguns foram promovidos em abril de 2009, meu temor é que se realmente isso ocorre vai abri prescedentes para demandas judiciais no futuro o que pode causar em travamento, por favor gostaria que comentasse o referido assunto desde já agradeço Emerson

Unknown disse...

Tenho o mesmo entendimento do TRINDADE. Mesma havendo o "êxodo" (por conta das reformas) muitas vagas ficarão vagas pelo simples fato dos policiais não terem o interstício mínimo exigido.

Outra, o senhor tocou numa situação muito importante, os antigos "vampiros", estes mesmo sendo promovidos de imediatos "podem" ficar esperando outra(s) promoção(ões). Aí entra a "política" de incentivo a reforma, algo que deveria ter. Salientanto, por exemplo, a gratificação de 30% dos proventos (valor muito superior a de uma ou até 2 promoções) para quem quiser retornar da reserva remunerada.

Realista disse...

Olá Cel Martins, não o conheço mas como dizem por ai o Blog do senhor está "bombando", parabéns por está nos oferecendo está ferramenta para tirarmos nossas dúvidas, coisa que a polícia não faz, vejamos, acho que alguns colegas já perguntaram mas por favor, veja como exemplo se um soldado no almanaque é 4.000 sua classificação ok, a DP lançou uma projeção de promover até dezembro de 2010 3354 soldados a cabo ok, então veja para que este outros sejam promovidos terão que surgir vagas (no meu entendimento as vagas relativa ao plano supostamente acabaram) mas minha dúvida é, isso é claro que deve surgir vagas, mas na hipótese de não surgir, então TRAVOU DE NOVO(Meu Deus).

Abraços Novinho preocupado

Rabelo disse...

Caro Cel Martins

É com muita alegria que posto este comentário,após tanto tempo de expectativa e tensão. Vejo que o Sr está realmente muito ocupado com a enorme onda de dúvidas despertadas com a nova legislação, e que foram direcionadas à sua pessoa devido a um fato bem simples: confiabilidade. Parabéns pela iniciativa e pela forma como vem se desincumbido da missão a que se propôs. Não acompanhei os últimos dias de discussão por falta de acesso, mas onde me encontro tenho contato com policiais de todos os estados do Brasil que me fazem sempre duas perguntas: "e a PEC 300" e "e o aumento da PMDF?". Tenho que explicar todos os detalhes todos os dias, e ainda assim ouço as mais fantásticas notícias de reajustes astronômicos para o DF, de promoções em cascata, etc. Disse isso para lembrar aos companheiros que não podemos jamais voltar ao paradigma anterior de bater indiscriminadamente em tudo e todos. Já aprendemos o caminho das pedras, logo, se temos pleitos novos vamos buscá-los como buscamos os atuais. Todas as Polícias do país estão de olho em nós, buscando aprender para também conseguir seu quinhão. Cabe a nós assumirmos essa liderança e sermos uma referência para o país nas questões de Segurança Pública. Abraço e felicitações a todos nós por essa vitória!

Unknown disse...

PARABENS PELO SEU CONHECIMENTO, HUMILDADE EM COMPARTILHAR PARA NÓS AS NOSSAS DÚVIDAS.

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados