PRESUNÇÃO E INOCÊNCIA E IMPEDIMENTOS
Os impedimentos para promoção estão agora especificados na lei 12.086/2009 no artigo 27. Estar respondendo inquérito ou processo sem trânsito em julgado não impede promoção. Condenação com trânsito em julgado, enquanto durar o cumprimento da pena impede, além de outras hipóteses.
Indagaram-me sobre os impedimentos para a transferência para a reserva, porque não havia sido identificado na lei. Neste caso a Lei 12.086/2009 não preconiza explicitamente nada sobre isso. O que baniu essa aberração do Estatuto foi a revogação do parágrafo 4º. do artigo 91 da Lei 7.289/84 – Estatuto PMDF, que se encontra no inciso IV do artigo 123 da 12.086/2009.
Assim , quem dizia que estava indócil para transferir-se para a reserva e só não ia porque a lei não permitia em razão de estar respondendo inquérito ou processo, perdeu o discurso. Atualmente não há mais qualquer impedimento para solicitar transferência para a reserva por esse motivo. A decisão só depende do livre arbítrio do interessado.
SALÁRIO SEM PROMOÇÃO
Há uma pergunta nos comentários se a regra de recebimento de remuneração após cinco anos sem promoção foi contemplada. Houve um grande ôba-ôba de emendas durante o processo legislativo que levaram a essa confusão. Não se iludam essa regras não encontram apoio me lugar nenhum. Portanto a questão do posto acima ou 20% no momento para a transferência para a reserva, recebimento de remuneração sem promoção e outras bizarrices jurídicas verificadas no processo legislativo não foram recepcionadas.
RISCO DE VIDA
Complementando a informação de ontem sobre o tema, não é nenhuma novidade porque já foi noticiado até no rádio, existe a intenção do GDF em antecipar o pagamento do mês de dezembro para o dia 15 de dezembro de 2009. Isso acarreta a otimização da execução orçamentária de 2009 e o alívio no orçamento de 2010. Em assim sendo, a expectativa de receber o acumulado da gratificação do risco de vida está próximo.
Essa providência encontra interesse fora do âmbito dos servidores e militares do GDF. Certamente que as entidades associativas do comércio adoram a idéia para aquecer as vendas do Natal. Todavia a antecipação pode se transformar em problemas para alguns servidores, porque não controlam seus gastos e entram em janeiro quebrados e sem perspectiva de novas receitas. Essa é uma armadilha que se enquadra no bordão: “Cuidado com o que pedir, pois pode conseguir.”
FORMATURA DO CAS
Ontem estivemos na formatura do último CAS da PMDF. Doravante o curso será denominado Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAP e será ministrado cada vez mais cedo na carreira, até porque existirá em breve outro curso, o Curso de Altos Estudos de Praça - CAEP que resulta em um adicional de certificação profissional de mais 30% do soldo. Outra vantagem embutida no plano que ninguém alardeia. Só que não é de graça, tem que fazer curso, ficando bem claro que qualificação profissional é um eixo estratégico de valorização profissional na PMDF. Com isso esperamos enterrar de uma vez por todas a mentalidade tacanha que um dia existiu na corporação de estudar, capacitar e qualificar eram consideradas atividades para fugir do serviço. Atualmente existem cerca de 3700 policiais militares fazendo curso superior de TECSOP, em breve atingiremos os 5000, e ninguém está liberado do serviço, demonstrando que quando há interesse, vontade e comprometimento os sonhos se realizam.
CHOAEM PMDF
Aviso aos navegantes desse barco: tive a oportunidade de dirigir-me a alguns Subtenentes ontem sobre o tema. Enquanto ficarem reivindicando mudanças disso e daquilo, dos critérios, se prevalece a antiguidade, se prevalece o concurso, etc e tal o tempo está passando e ninguém atinge o objetivo. Primeiro foram os candidatos do concurso que chiaram sobre o programa e com isso conseguiram protelar o certame. Agora estão em voga outros interesses. A melhor solução ainda é a baseada no princípio de Salomão: metade para cada área de interesse. Pensem no assunto !!! O prejuízo está sendo de todos. No mundo competitivo de hoje não se trabalha para eliminar seu competidor, mas sim para melhorar sua vantagem competitiva.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Os comandos da PMDF e CBMDF reúnem-se hoje para coordenar seus ante-projetos. Medida sábia que evita transtornos mais adiante. Reflexos do aprendizado conseguido com muitos tombos no PCS.
SOLICITAÇÃO do Blogueiro
Quando enviar uma dúvida, por favor, delimite o tema e seja específico. Estou recebendo uns questionamentos que dependem de confirmações de dados que não possuo.
Bom dia Fraternal abraço,
Ricardo Martins
Arquivo do blog
-
▼
2009
(100)
-
▼
novembro
(20)
- AVANTE SEMPRE
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 10 – DIA 26 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 009 – 24 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIO E DÚVIDAS 008 – 23 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 007 – 20 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 006 – 19 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 005 – 18 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 004 – 17 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 003 – 16 DE NOVEMBRO
- DISCUTINDO DÚVIDAS E COMENTÁRIOS
- PROJETANDO COM AS DÚVIDAS E COMENTÁRIOS
- ESCLARECENDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL - É 6a. Feira 1...
- GLOSANDO O MOTE DO PCS – ASPECTOS PRAGMÁTICOS
- SHERAZADE E O CONTO DAS MIL E UMA NOITES
- VAMOS AO QUE INTERESSA
- ECOS E REVERBERAÇÕES DO MARCO HISTÓRICO
- O DOCE SABOR DE UMA CONQUISTA – NÃO TEM PREÇO QUE ...
- TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN- SUSPENSE ATÉ O ÚLTIMO MINUTO
- CENÁRIO DA SANÇÃO DA LEI - 05 NOVEMBRO
- TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE SANÇÃO
-
▼
novembro
(20)
DADOS PESSOAIS
- Martins
- BRASÍLIA, Brazil
- PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.
Participantes
Blogs relacionados
-
ADERIVALDO CARDOSO// OS 3 TRÊS GRANDES DESAFIOS DA PMDF PARA OS PRÓXIMOS ANOS - Os três grandes problemas da corporação hoje passam pela saúde (coparticipação), fluidez na carreira (promoções) e a recomposição salarial anual, com previ...Há 2 anos
4 comentários:
Cel Martins, não o conheço pessoalmente, mas ao ler os textos escritos e publicados pelo senhor, sinto que o amigo é de uma grandeza ímpar, possui o dom da palavra.
Para saber o caráter das pessoas às vezes não precisamos nem conhecê-lo pessoalmente.
Eu sinto isso. O senhor está de parabéns, a PMDF também, por ter tão nobre oficial em suas fileiras.
Que Deus abençoe ao senhor e sua digníssima família.
Como bem o senhor diz.
Um fraternal abraço.
“Obrigado, pelos serviços de informações prestadas em relação ao PCS a todos nos da PMDF e CBMDF.”
Nilton José - 1º Sgt QBMG-1. CBMDF.
Boa noite Cel Martins. Acredito que o senhor como representante do GDF, deveria alertar, se possível, aos assessores ou ao próprio governador que paciência tem limite e o que ele nos esta fazendo passar e uma tremenda de uma SACANAGEM, falta de compromisso e de lealdade para com corporações que foram quase que unânimes no apoio e voto para este gorverno em 2006. Com um projeto tramitando a meses porque o GDF não alocou os recursos??
Será que somos palhaços??
Será que o Governador acha que PM/BM não votam mais??
Esta medida(sacanagem) está minando a simpatia destas classes para com o GDF, e isto pode custar caro num futuro bem próximo.
Diga a ele ou a seus "Aspones" que nossa categoria pode ser decisiva no pleito de 2010.
As vezes os colegas dizem que temos sindrome de "vira latas" mas, somos sempre preteridos em qualquer questão.
É duro ter de ouvir de colegas de outros órgãos ou até mesmo de colegas de farda uma frase mais ou menos assim:
"A PM e o Bombeiro são as categorias mais burras do serviço público do DF" ou esta:
"Caramba!!! Como a PM e o Bombeiro dão azar. Só votam na pessoa errada".
Gostaria de não ter de admitir isto, mas somos acostumados com migalhas.
Até quando???
Cel Martins quero agradecer lhe por esta prestação de serviço grandiosa trazendo a nós policiais militares informações concretas e regadas muitas vezes de opiniões construtivas através de seu blog, que o senhor continue sempre sendo norteado pelo bom senso e pelo sentimento de justiça!!!
Particularmente falando quem derá pelo menos a metade de nossos oficiais fossem voltados ao diálogo, para busca de um serviço policial militar de excelência.
Cel Full Martins - Questiono ao senhor relativo aos Soldados do último curso que estão com 7 anos de serviço - Quais benefícios terão? Correm o risco das promoções congestionarem? Será que eles estão no sal? O que o senhor vislumbra aos nobres soldados.