http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/819987/lei-12086-09
IRONIA DO DESTINO
O Presidente da República que decidiu a carreira de nível superior para os militares do Distrito Federal foi questionado, em sua vida pública, inúmeras vezes por não ter escolaridade formal reconhecida (diploma). Certamente que isso hoje não possui o peso que teve um dia, mas certamente ele ao proporcionar essa quebra de paradigma deve ter considerado a discriminação que sofreu ao longo de sua vida. Ele pode não ter cursado uma faculdade, mas certamente sabe o valor que isso representa. Ponto para o Presidente Lula, exceção dos que se formam na vida!!!
ESCALAS DE SERVIÇO
Foi com certa perplexidade que vi o Presidente Lula abordar o tema escalas de serviço em seu discurso. Não imaginava o alcance desse tema. Quero lembrar que ainda está postado neste blog alguns textos sobre escalas de serviço e uma enquete realizada. Sinal de que estamos e estivemos antenados nas questões cruciais de nossa corporação. Repito: acho fundamental a aplicação de uma pesquisa de clima sobre o tema escalas de serviço especificamente na corporação.
As decisões que modificam questões cruciais como essa sem ouvir, envolver e comprometer os diversos escalões tendem a fracassar pela crítica e pela impossibilidade de uma solução consensual. Tivesse eu que decidir sobre isso faria a pesquisa, divulgaria o resultado e explicaria o processo decisório para que todos entendessem qual foi o consenso possível.
Esse tipo de decisão adotada com base no poder hierárquico simplesmente, acarreta conflitos e descontentamentos. Chega de conflitos banais e críticas em tom de lamúria!
AMANHECI PERTENCENDO A UMA CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR !!!
Certamente que a mudança de paradigma representa conquistas, mas também responsabilidades.
Não quero julgar nem dar opinião na vida de ninguém porque cada um sabe de si e onde lhe dói o calo.
Mas precisamos nos indagar:
Será que é compatível para um profissional de nível superior fazer bico como segurança de boates, lojas, madeireiras, etc?
Qual deveria ser a atitude da corporação ao tratar essas questões doravante? A lógica e os valores éticos também mudam?
Será que todo o esforço institucional de reestruturar a carreira, proporcionar ganhos extras com o serviço voluntário gratificado, obter gratificação por risco de vida não são suficientes para banir esse desvio de conduta?
O Presidente Lula com seu carisma e perspicácia tocou nessa ferida na cerimônia e não observei os aplausos que merecia.
Precisamos também nos repensar. Não pode ser somente o seja feita a sua vontade. Tem que existir o venha a nós o vosso reino assim na terra como céu. Para cada direito conquistado não esqueça que vem junto um dever. Não se iludam: as cobranças da população virão.
POLICIAL DO FUTURO
Definitivamente a PMDF está na vanguarda desse processo de mudanças. O Projeto Policial do Futuro se encaixa perfeitamente na realidade que se estabelece. O último vestibular previsto está para acontecer ainda este mês e cerca de 5000 policiais militares aproveitam a oportunidade. Quem não acreditou perdeu o bonde!!! Todavia é importante correr porque não poderá haver mais quebra-galhos, jurunas e outros acertos que mais aviltaram do que valorizaram. Dignidade se conquista e não se obtém como beneplácito. Os alunos do TecSOP sabem do que estou falando.
Fraternal abraço,
Ricardo Martins
PS: amanhã teremos acesso ao texto publicado. Doravante comentaremos dúvidas enviadas e as providências em andamento.
Arquivo do blog
-
▼
2009
(100)
-
▼
novembro
(20)
- AVANTE SEMPRE
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 10 – DIA 26 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 009 – 24 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIO E DÚVIDAS 008 – 23 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 007 – 20 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 006 – 19 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 005 – 18 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 004 – 17 DE NOVEMBRO
- SÉRIE COMENTÁRIOS E DÚVIDAS 003 – 16 DE NOVEMBRO
- DISCUTINDO DÚVIDAS E COMENTÁRIOS
- PROJETANDO COM AS DÚVIDAS E COMENTÁRIOS
- ESCLARECENDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL - É 6a. Feira 1...
- GLOSANDO O MOTE DO PCS – ASPECTOS PRAGMÁTICOS
- SHERAZADE E O CONTO DAS MIL E UMA NOITES
- VAMOS AO QUE INTERESSA
- ECOS E REVERBERAÇÕES DO MARCO HISTÓRICO
- O DOCE SABOR DE UMA CONQUISTA – NÃO TEM PREÇO QUE ...
- TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN- SUSPENSE ATÉ O ÚLTIMO MINUTO
- CENÁRIO DA SANÇÃO DA LEI - 05 NOVEMBRO
- TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE SANÇÃO
-
▼
novembro
(20)
DADOS PESSOAIS
- Martins
- BRASÍLIA, Brazil
- PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.
Participantes
Blogs relacionados
-
ADERIVALDO CARDOSO// OS 3 TRÊS GRANDES DESAFIOS DA PMDF PARA OS PRÓXIMOS ANOS - Os três grandes problemas da corporação hoje passam pela saúde (coparticipação), fluidez na carreira (promoções) e a recomposição salarial anual, com previ...Há 2 anos
5 comentários:
Dignissimo cel martins,,,250 reais ,e uma promoçao de cabo que vale 200 reais ,,e ja falam em cobrança,,ja fazemos mais do que a constituiçao nos pede ""art -144 que é somente o policiamento ostensivo e a ordem publica ,invadimos varias vezes as atribuiçoes de outras instituiçoes que nao fazem seus serviços e sobra para os policiais militares, cobrar de policiais militares que sao considerados os melhores do pais pelo proprio presidente da republica,se o proprio presidente da republica esta satisfeito com a pmdf ,nao entendo o termo cobrança,,,,, policia civil ja teve 4 ´por cento este ano, e ja esta pronto outro aumento de um ganho de 1500 reais para cada agente ,,fora a 3 classe criada pelo arruda este ano para a policia civil, agente com mais e 15 anos teve outro aumento salarial..nao construimos nenhum aumento para o ano que vem ,o risco de vida nao pode ser antecipado ,pois passou o projeto original de 5 parcelas .. a civil nos da o exemplo que temos que pensar gigante ,sempre atraz de nossos interesses e nao se contentar com pouco.....
Prezadissimo Jose,
Primeiramente devo dizer que concordo em parte com o que você postou em seu comentário. Vamos por partes.
Duzentos e cinquenta reais e uma promoção para o soldado representa em torno de 10% de melhoria. Não estamos falando de reajuste porque não teve para ninguém. É mais do que eu receberei, porque só fico com os R$ 250,00.Também não estou satisfeito com isso.
Que nós fazemos mais do que nos é atribuído isso é verdade. Tal fato decorre porque somos a parte mais visível do Estado.O cidadão não quer saber de quem é a competência, ele quer seus problemas resolvidos. A minha postagem não é uma cobrança. Por favor se você assim entendeu, reconsidere. É um alerta! A cobrança da população pelos nossos serviços é natural e desejada para que possamos melhorar a qualidade sempre.
Quanto ao Presidente nos considerar também a melhor polícia militar do Brasil e estar satisfeito é um ponto importante mas insuficiente. Precisamos que a população do Distrito Federal pense da mesma maneira. Enquanto isso não ocorrer precisamos perseguir esse objetivo.É nosso ideal utópico. Provavelmente nunca todos estarão satisfeitos. O cidadão é nosso cliente mais ilustre e o cliente tem sempre razão. O Presidente está muito afastado dessa realidade, porque tem segurança proporcionada pelo Estado, etc.
Agora que saiu o plano de carreira precisamos ficar diligentes para a questão do reajuste. Não podemos perder o bonde de novo como aconteceu em fevereiro deste ano. Antes não dava porque nossa agenda estava atrasada. Para nós o impacto de 5% do plano na folha de pagamento representou aqueles 3,8% da Polícia Civil.
Essa coisa de comparar com outras instituições possui uma lógica perversa porque depende do ponto de referência.
Se por um lado nós buscamos nos comparar com a PCDF, a imprensa e o Brasil todo nos compara com as demais Polícias Militares do Brasil. Você viu como fomos tratados pela imprensa?
Antecipação do risco de vida para mim não é concessão de benefício. Ele já existe. O que devemos batalhar é para a concessão de outro que é o reajuste. Receber a dívida antecipada não é fazer jus a outro pagamento.
Eu costumo brincar com os amigos que essa coisa de ficar somente olhando para a Civil é a síndrome do mictório, porque o sujeito fica olhando para o sujeito ao lado comparando o tamanho.
Penso que no nosso caso precisamos definir o que queremos, dentro do possível.
Estabelecer metas não alcançáveis é viver na frustração constante.
Gostei muito da sua sinceridade e da oportunidade que me proporcionou em saber de suas posições. Essa é a discussão saudável e sincera que precisamos ter sempre,porque nós é que iremos proporcionar a sinergia para solução dos nossos problemas e atendimento de nossas necessidades.
Parabéns, um abraço fraterno e um bom dia.
Ainda estamos comemorando.
Ricardo Martins.
Cel agoraa temos nivel superior, porem salarios de nivel medio. quando receber igual a quem tem curso superior do judiciario ou legislativo talvez possa,os para de fazer bico. acorda coronel nos pague sete mil que é o inicial de agente da policia civil ou 19 mil de um promotor de justiça. não é so segurança de boate não, coronel tem chefe de segurança de shopping chefe de segurança de rede de mercados.(feitas por oficiais)
Prezado Carlos,
Você está absolutamente certo.
Não se trata de confrontarmos oficiais e praças. Estou chamando atenção para o fato de modo geral. Tem oficiais e praças, tem combatentes e médicos, enfim só estou repercutindo o que disse o presidente. Se você esteve lá e ouviu o discurso do Presidente foi isso que ele disse.
Adquirimos o requisito que usavam contra nós: eles não tem nível superior.
Agora as ações vão continuar mas tenho a certeza de que não será de uma hora para outra.
Se você acompanhou todo o processo viu que existem muitos setores que se opõem a isso.
Repito, por favor entenda: isso não é uma crítica é um alerta. Essa cobrança virá mais dia menos dia. Anote no seu calendário.
Entenda que estamos juntos no processo e que precisamos abordar as questões difíceis, espinhosas.
Não dá para tapar o sol com a peneira. Concorda?
Fraternal abraço,
Ricardo Martins.
Viramos uma página, mas ainda temos um livro todo para ler!
A reestruturação da PMDF é uma tarefa complexa e depende também de nossa união e força de vontade.
Vamos manter este espírito vitorioso e trazer nossa corporação em definitivo para o século XXI!
Lembrando aquele velho e manjado jargão de outrora: "A LUTA CONTINUA!" Um grande abraço à todos! Alexandre saud