quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Muita coisa para dizer. Vamos organizar as idéias.

Estive no Congresso hoje para ver o clima e conferir as promessas dos bacuraus. Pauta complicada, plenário adiado para semana que vem. O amanhã de bacurau da Câmara corresponde a uma semana. Mais uma longa espera.

Percebendo o cenário, uma vez mais preciso registrar o quanto temos a lamentar pelo dia 16 de setembro, quando o projeto não foi votado por interferência do Laerte Bessa e pela intransigência de um pessoal da reserva que se julga dono da verdade. Para esses meu voto de repúdio pela conduta mesquinha e demagógica. Certamente que não podemos contar com essa gente sem compromisso com a instituição que só olha para seus umbigos.



Almocei hoje com o Comandante-Geral e reiterei sobre a importância da presença dos nossos policiais como estratégia de articulação. Ele entendeu, mas para o comando este não seria o momento. Não penso da mesma maneira. Acho que a presença de policiais militares fardados é sempre oportuna e um instrumento legitimo de pressão, manifestação de interesse e compromisso. Somos suficientemente esclarecidos para distinguir demagogias e apoios, portanto não seremos massa de manobra de ninguém.

De qualquer modo, citando nosso companheiro Halk, assíduo do blog, vi com satisfação um maior número de policiais e bombeiros hoje no Congresso. Tende a aumentar e melhorar. Não foi quem não quis, já que também não precisa de ordem para isso. Se a PMDF organiza essa participação, tanto melhor. Mas se não há um movimento institucional, cada um de nós faz a sua parte. Parabéns a todos que lá estiveram, inclusive o grupo dos aprovados no concurso de soldado nível superior.

IMPORTANTE PARA QUEM AINDA NÃO SABE:

O projeto segue por dois caminhos complementares. O PLENÁRIO E AS COMISSÕES.

Estamos lutando pelo plenário porque ele economiza tempo e proporciona ganho de tempo.

Enquanto isso, é feito um trabalho de formiguinha nas comissões, a saber:

CTASP - (Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público) - O relator da comissão que é o Laerte Bessa solicitou hoje que o projeto fosse retirado da pauta. Apresentou aquele relatório complicado, cheio de emendas demagógicas que ainda não foi votado. Como se não bastasse o Deputado Sebastião Bala Rocha do Amapá vai apresentar emenda na carona do nosso plano para beneficiar os policiais militares do Amapá. Se a emenda for aprovada na Câmara e vetada da Presidência da República, perdemos a gratificação de risco de vida no projeto. Restará uma MP. Não precisamos nos iludir porque o Deputado Bala Rocha não tem compromisso algum conosco. O eleitorado dele é do Amapá. Se passar a emenda dele tomara que a PR acolha a mudança. Durante as negociações do plano na Casa Civil eles já contavam com isso. Portanto, depende de um monte de condicionantes. Temos que encarar a questão e lutar para a rejeição da emenda desse parlamentar. Tamanduá come formiga e o elefante que leva a fama! Depois nós é que levamos a pecha de polícia mais bem paga do país. Olhai para Roraima e Macapá que somente aguardam os benefícios para a PMDF e ainda contam com as benesses dos estados.
Tem ainda um lobby dos policiais militares do QOPMA que convenceram o Bessa a apresentar a emenda de unificação do quadro Intendente e Combatente. Cuidado com o que pedir pois podem conseguir! Se a emenda passa e a Presidência da República veta o QOPMA fica sem quadro! Se no entanto ela passa e não há veto, parabéns! A questão é de avaliação de risco. Vale a pena?

CSPCCO (Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado) - O relator é o Deputado Capitão Assunção do Espírito Santo. O parecer já está aprovado sem problemas graças ao trabalho da Assessoria Palamentar da PMDF. Parabéns Assessores!

CCJC - (Comissão de Constituição Justiça e Cidadania) - o relator é o Deputado Tadeu Filipelli do DF. A posição do Deputado Filipelli é pelo texto original e pelo repúdio às emendas demagógicas. Não deveremos ter problemas nesta seara. Também trabalha nesse tema o Deputado Biscaia do RJ, que é um guardião dos aspectos de constitucionalidade e do combate aos vícios de inciativa etc.

CFT - (Comissão de Finanças e Tributação) - O relator é o Deputado Guilherme Campos do DEM de SP. Só poderá haver problemas se houver aceitação das emendas que geram impacto financeiro. Tomara que ele não tenha motivos para tal!

Qual é a situação?

Se o projeto vai a plenário, abrevia-se os pareceres das comissões, já que a decisão do plenário é soberana. Se o projeto não vai a plenário, mas recebe a aprovação dos relatórios das comissões, aí então segue direto para o Senado. Portanto seguimos por dois caminhos distintos que podem nos levar ao objetivo. Ainda assim o caminho mais curto e célere é o plenário. Lutemos por ele.

Os policiais militares e bombeiros militares que lá compareceram falaram com o Deputado Fraga que retornou ao congresso, e lá permanecerá até que o projeto seja aprovado. Disse que suas expectativas são para a aprovação no plenário na próxima semana. Tomara!!!!


Amanhã o TCDF julgará as 15h00 a questão do Decreto do nível superior na PMDF. Há um novo parecer do Ministério Público junto ao TCDF totalmente favorável à PMDF. Vamos acompanhar também essa questão crucial para nós. Esse julgamento poderá favorecer a movimentação do PL 5664/2009 no quesito nivel superior.

Efeito nefasto do atraso na tramitação do projeto: vi alguns policiais militares e bombeiros militares falando ao Deputado Fraga que se até o dia 30 de setembro o projeto não for aprovado eles seriam transferidos ex-officio para a reserva em razão da idade. O projeto seria a salvação desses militares que teriam o tempo de serviço prorrogado pelas novas regras e ainda a possibilidade de promoção. Consequência da intransigência de poucos!!! Certamente não haverá sanção de lei até o dia 30 de setembro. Falta o Senado e depois a PR.

Por hoje chega porque senão ninguém lerá nada. O texto está longo.

Boa Noite, fraternal abraço,

Ricardo Martins.


9 comentários:

Rabelo disse...

Continuamos sendo um aglomerado de feudos sem intenção corporativa de fato. No entanto, acredito que o esclarecimento e o contínuo fluxo de informação podem nos levar a unificar os rumos. Mais uma vez Parabéns pelo trabalho.

Unknown disse...

Parabéns ao Cel Martins que tem conseguido tempo para se inteirar do "processo" e nos informar a respeito do que realmente ocorre, evitando os chamados "bizus" de "ouvi dizer..."
O efeito positivo de tudo isso, é que quanto mais a votação demorar, maior será a mobilização dentro das instituições.

Unknown disse...

É Cel Martins eu Leio seus textos e fico feliz pelas informações sérias e sem vícios postadas pelo Senhor, mas ao mesmo tempo fico triste por termos colegas policiais que não tem visão real da situação ora vividas por nós, muitos ainda acham que o Bessa está pensando em nós, sempre tive uma cautela de pensamento com relação a esse Parlamentar, mas infelizmente nosso Policiais em sua grande maioria ainda sao analfabetos funcionais, leem mas nao compreendem o que esta escrito.
Parabens pelas informaçoes
Osvaldo

Unknown disse...

Caro Cel comecei a acessar o seu blog ontem e estou gostando do teor das informações, a impressão que estou tendo é que elas são reais e verídicas, estou gostando, parabéns.

Nilo Zeschau Júnior disse...

Parabens Cel Martins , leio seu blog diariamente.É o canal mais rápido para termos acesso as informações,que como nosso companheiro Roberto citou nos afasta dos nojentos bizús !
Só uma pergunta a todos , quem é esse LAERTE BESSA ???
Porque ele está atrapalhando uma conquista que não é de agora ,já vem de meados de abril .
Porque ele deu a graça agora ???
Acho que esse tempo de acreditar em qualquer coisa já acabou !!!
ACORDA LAERTE !

CARIBENHO disse...

Parabéns Coronel pelo excelente trabalho e pela preocupação em manter-nos informados da real situação dos fatos, peço permissão ao Sr. para divulgar seu blog com essas preciosas informações aos demais policiais que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer este canal de comunicação, porque aquele site da ASOF já virou bagunça faz tempo, só tem desrespeito, baixaria e papo-furado..

É isso ai "MORTE AOS BIZÚS!!!"


Saudações Cavalarianas

LUCIANO MIGUEL disse...

É oportuno frisar a necessidade de termos informações diárias sobre algo que é de suma importância para nossas vidas. Digo isso por que antigamente, não muito antigo assim, tudo que tínhamos conhecimento derivava de especulações e “achismos”. Vivíamos no mundo dos boatos; do Rancho, da GAM, da VPNE, da 10.486, do papai Noel e da fada madrinha. Hoje, finalmente temos ao nosso dispor, uma ferramenta eficiente e eficaz para atualizarmos nossa situação no campo político, econômico e principalmente FUNCIONAL. Não podemos deixar de lançar mão dessa ferramenta para acima de tudo ficarmos antenados com os acontecimentos, a fim de buscarmos as melhores saídas e as melhores “estratégias” (como dizia o Capitão Nascimento), para não vivermos à sombra das decisões que fatalmente transformam nossas vidas. Com esse prefácio busco tão somente enaltecer o trabalho realizado pelo Coronel Martins, que de forma técnica e desprovida de interesses umbilicais vêm proporcionando à classe Policial e Bombeiro Militar uma satisfação quanto ao andamento do nosso tão sonhado PCS. Ressalte-se que, esse papel deveria ser uma constante dos nossos “Esselentíssimos” (sic) representantes nas Casas Legislativas, quer seja local ou federal. Mas acredito que de tão ocupados em ocuparem a posição de pai sintético do plano e com os louros deste não tiveram tempo de ter uma idéia tão salutar e necessária. De qualquer sorte, não podemos ficar à margem dos acontecimentos, o trabalho formiguinha é nossa obrigação, ou melhor, é a nossa salvação nesse emaranhado político. Devemos estar de corpo presentes a estes acontecimentos demonstrando assim nossa existência real, não podemos olvidar a necessidade de demonstramos que estamos sabendo o que realmente está acontecendo sem “bizus” ou falsas promessas. Façamos como os aprovados no concurso de soldado nível superior da PMDF, vamos vestir a camisa e aparecer, pois, só assim demonstraremos que em 2010 não seremos meros coadjuvantes nas novelas eleitorais, e sim os atores principais. Para finalizar minha breve manifestação informo com grande pesar que acabei de saber o TCDF decidiu pelo nível médio para o concurso de Soldado PMDF QUE NA MINHA CONCEPÇÃO É UM RETROCESSO INSTITUCIONAL.

Martins disse...

Obrigado a todos pelos comentários postados deixando a conta da boa vontade e consideração de todos os elogios.
Fiquem a vontade para divulgar os textos postados, eles são de domínio público. Há alguns artigos científicos que podem sevir de subsídio a algum trabalho também.

Estamos juntos nesta e em outras jornadas. Nossos estribos hão de se chocar adinte.

Fraternal abraço,

Ricardo Martins

Halk disse...

E o TCDF Coronel Martins???
Que papelão!!!
O conselheiro Renato Rainha deixo claro que a decisão é puramente por revanchismo em relação à PMDF.
Porque tanto odio ele tem de nós???
Me ajude a entender!!!!

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados