sábado, 12 de dezembro de 2009


CONHECIMENTO E DÚVIDAS NOS PROCEDIMENTOS

Prezado Geraldo, excelentes suas observações. O conhecimento é a base para as ações corretas e para a segurança no modo de proceder. Essa é a razão pela qual defendo que devamos ter o Policiamento Orientado para o Problema (POP) e o estabelecimento de Condutas Operacionais Padronizadas (COP). A edição desses procedimentos, que na ONU chama-se Standar Operational Procedures (SOP,) possibilita a adoção de providências adequadas diante de fatos que exijam a interferência do policial militar. Quando você diz que o policial não sabe para qual delegacia levar um tipo de ocorrência isso decorre por desconhecimento do sistema de registros. Haverá o tempo em que ele é quem fará o dito registro através do Termo Circunstanciado de Ocorrência, o que vai requerer mais conhecimento. Portanto defendamos a educação continuada como fator de desenvolvimento e valorização!

DÚVIDAS SOBRE OS REQUISITOS DE ACESSO AO QOPMA

Prezado Cleyton Camargo, realmente quando o sistema de promoções foi concebido ele considerou o fluxo regular e suas consequências. Distorções do passado logicamente que iriam eclodir, como estão agora aparecendo. Verifique que outros comentaristas já se encarregaram de apresentar argumentos válidos, embora seu ponto de vista também deva ser respeitado.
Importante frisar alguns pontos, já ditos anteriormente: A carreira do QOPMA é uma carreira distinta da de praça, ainda que o acesso se faça a partir deste quadro. Assim, o argumento de que sargentos mais “recrutas” terão acesso antes do mais antigo que não tenha o tempo mínimo de serviço cumprido decorre do erro do passado, e não importa neste momento o motivo, que possibilitou o acesso precoce de soldados ao curso de formação de sargentos. Foi uma medida casuística, sem fundamento no dimensionamento da carreira. As coisas foram feitas ao acaso. A conseqüência disso hoje, é que de modo reflexo o sistema vai sanar esse erro, ainda que contrarie interesses legítimos. Por outro lado é bom que se estabeleça que não há subversão da hierarquia, até porque se assim fosse, esta já teria sido subvertida quando soldados mais modernos tiveram acesso ao curso de sargento precocemente.
Independentemente de emitir juízo sobre direitos individuais, e existem argumentos para os dois lados dessa história, o que se está priorizando neste momento é o interesse da administração. Não convêm ao sistema que policiais militares cheguem precocemente a patamares hierárquicos superiores por emperrar o quadro. Se neste momento um 2º. Sargento chega ao QOPMA com 13 anos de serviço significa que vai ficar muito tempo ocupando os postos deste quadro e vai emperrar o fluxo. Portanto os interesses individuais não podem se sobrepor aos interesses da administração. Quanto ao fato de levar carona no QPPMC isso não ocorrerá, já que sua antiguidade está preservada. Ademais estamos falando agora de preceito legal (Lei em sentido estrito) e não está sujeito mais as decisões abusivas ocorridas no passado. Só nos resta cumprir os requisitos e normas.

Quanto ao caminho da justiça é um pleito legítimo e faz parte do processo. Agora é melhor encontrar argumentos mais convincentes já que não há fundamento por quebra do princípio da hierarquia. A discussão é válida e importante. Parabéns por suas reflexões sobre o tema. Parabéns também ao Genilson e ao Geraldo por suas colocações.
Somente discordo do Geraldo do argumento político. Não se trata de poder arbitrário do político, mas de uma regra de transição que possibilitasse a acomodação de requisitos que até então não eram exigidos, como por exemplo, o nível superior. Entretanto o sentido apontado pelos requisitos é claro: tempo de serviço mínimo de 18 anos, curso de aperfeiçoamento de praças CAP, ser sargento e possuir curso de graduação superior. É conveniente certa cautela com determinados tipos de interpretação. Atualmente existe uma contenda severa entre os defensores da antiguidade pura e do concurso puro que prejudica a todos. Passado esse período chegaremos ao nível desejado.

DÚVIDA DO OFICIAL DE DIA

Prezado Sérgio Luís, esse plano trouxe muitos benefícios, mas, sobretudo muitas mudanças de paradigma. Antigamente o sonho do tenente era ser promovido à Capitão para sair da escala de serviço de oficial de dia. Isso acabou. Não se definiu ainda esse pormenor na reforma administrativa, mas creio que a figura do oficial de dia nem deverá existir mais. Certamente haverá um oficial encarregado da supervisão do serviço operacional, e considerando que existirão mais oficiais intermediários que 1º. Tenentes, por exemplo, muito provavelmente a supervisão será feita por capitães e primeiros tenentes, QOPM e QOPMA. Tudo a seu tempo, vamos organizar a casa.
Uma coisa é certa: supervisão do serviço é imprescindível e alguém vai fazer. Aguardemos pelo regimento interno que está em construção, juntamente com todas as demais atribuições e competências.

Por acaso lembrei-me do tempo em que fui capitão e trabalhava na Presidência da República na segurança pessoal do Presidente. Existia uma tarefa de tomar conta dos aposentos do presidente, um tipo de plantão da hora. Não foram raras as vezes em que tive que desempenhar esse papel porque a atividade era essencial ao sistema de segurança e não havia Sargentos suficientes para fazê-lo. Portanto não era o nível hierárquico que estabelecia o que fazer e sim a missão a ser desempenhada.

Ratifica minha posição o comentário do Alexandre Saud que li ao final. Vocês sabiam que o Ten Cel Marcelo, Diretor do CO sempre atendeu e continua atendendo seus pacientes independentemente de ser comandante? Que muito provavelmente continuará assim ao ser promovido a Coronel?

Promoção não significa livrar-se de tarefas, mas adquirir a capacidade de enfrentar mais e novos desafios. Essa cultura da instituição já sucumbiu, é preciso aperceber-se disso. Só me livrarei das tarefas atuais quando for capaz de assumir outras maiores e mais complexas.

DÚVIDAS SOBRE A ATUAÇÃO DA PMDF NOS PROTESTOS

Prezado Waldomiro, de fato a corporação possui filmagens dos processos de negociação em que se esgotaram os argumentos e evidenciou-se a necessidade do uso progressivo da força com base nos princípios da legalidade, necessidade, oportunidade e proporcionalidade. Não tenho dúvidas que as ações policiais foram respaldadas por esses princípios, ficando apenas a discussão sempre presente da questão da proporcionalidade.

Ontem assisti a um vídeo produzido por órgãos de inteligência e comunicação social da PMDF que ilustram bem o que falei acima. Todavia os órgãos de imprensa não divulgam isso na televisão, portanto a minha sugestão, que já passei a quem pode fazer isso, é de postar no YOUTUBE o vídeo e divulgar no bojo de todos os vídeos que lá estão relacionados com os movimentos.

Já passou da hora de fazermos isso e particularmente não vejo qualquer problema ou ilegalidade em apresentar nossa versão dos fatos.

Armaram o maior banzé nas instituições do Distrito Federal, e se não nos cuidarmos os reflexos negativos vêm todos para nós.

Mais adiante apresento minhas dúvidas sobre a crise também.

DÚVIDAS SOBRE A CRISE – O QUE ME PERGUNTO TODOS OS DIAS

A mídia nos bombardeia a cada segundo com as imagens do Big Brother, não imaginado sequer por George Orwell no livro 1984, comentários e “verdades”, que às vezes questiono minha capacidade de pensar por mim mesmo.

Todavia me atrevo e divido com vocês:

Quem é o principal criminoso dessa história? Há criminosos conhecidos e provavelmente muitos não revelados. Para mim o principal deste esquema atende pelo nome de Durval Barbosa. É ele o arrecadador da propina, achacador de empresários e distribuidor maquiavélico de benesses para corromper os políticos e poderosos sem escrúpulos. Ele é verdadeiramente o gerente da rede criminosa, que construiu a custa de extorsões e chantagens. Chegou a citar um bordão em uma de suas gravações: “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”, como quem diz que uma vez participante do seu esquema não tem retorno. Coitado do Flamengo e olha que sou Fluminense! Daqui a pouco vira herói Macunaíma sem caráter, se livra dos crimes e incrimina parte de sua canalhada, cáfila, cambada, corja, jolda, maloca, malta, matilha, pandilha, partida, quadrilha, récova, récua, rabacuada e súcia.

As instituições não conseguem investigar nem apurar nada nessa seara, daí a estratégia da delação premiada. Tudo que se tem revelado em termos de corrupção nesse país é fruto de denúncias de ex-mulheres de políticos ultrajadas e ressentidas com seus ex-maridos ou de bandidos que tiveram seus golpes sufocados e ao revelarem seus objetos de chantagem estão na realidade chantageando outros que ainda não foram descobertos. Ou seja, denunciam um esquema e preservam os demais para que possam lhe sustentar doravante. Vão-se os anéis e ficam os dedos. Ou podemos acreditar que os corrompidos são somente os que tiveram seus vídeos revelados? Esse tipo de financiamento é uma novidade? Não vai acontecer mais nas próximas eleições?

Enquanto não houver uma reforma política isso não se resolve. Você acredita que os que exercem mandato hoje vão promover essa reforma e matar a galinha dos ovos de ouro deles?

Uma candidatura para Senador do DF pode custar R$ 1.612.700,00, conforme verificado no site do TSE em valores declarados, tirando o financiamento não contabilizado! Um Senador se ganhasse R$ 30.000,00 por mês, e ganha menos que isso, perceberia em 48 meses R$ 1.440.000,00. Metade do que percebe no mandato serve apenas para custear a campanha. O que ou quem compensaria essa diferença e com que propósitos? Somente contribuir com a democracia?

2. O problema está somente no executivo? Por que somente querem a cabeça do Governador na bandeja? Essa é uma crise institucional sem precedentes. É o resultado de um sistema político corrompido no financiamento de campanhas. A cassação simplesmente do Governador não resolve o problema, somente satisfaz a solução simplista e hipócrita de punir um dos culpados para livrar os demais. Se quisermos ter um sistema eficaz de controle desse tipo de corrupção precisamos investir no controle de circulação de dinheiro. Com o nível de automação bancária e do sistema de controle da COAF não haveria muito problema em se restringir a circulação de dinheiro por numerário vivo. A não adoção dessa medida é uma estratégia de manter tudo como está e somente penalizar o desafortunado que for apanhado, já que se trata de uma atividade de risco.

3. Onde estão os movimentos contra os deputados, os empresários, os supostos magistrados envolvidos, os donos dos órgãos de imprensa, etc.? Quem anda financiando as manifestações com marmitex e cinquentinha?

Daqui a pouco vão achar que essa gente coitada foi vítima do processo. Balela! O crime de corrupção implica na existência de corruptos ativos e passivos. São todos farinha do mesmo saco.

Enquanto isso a JC Gontijo vai lançando um empreendimento a cada dia, especulando no mercado imobiliário de Brasília e jogando o valor dos imóveis para a estratosfera, e a classe média vai amealhando seu patrimônio e condenando quem foi apanhado com a boca na botija para justificar o injustificável. Há quem argumentará que o preço dos imóveis está alto porque está embutida a taxa de corrupção.

O mercado da mídia também aqueceu. Observem que os órgãos de imprensa não têm recusado propaganda oficial do Governo. Ao contrário, vendo a fragilidade das condições de governabilidade aproveitam o momento para tirar o maior lucro dos recursos com publicidade oficial. É só verificar como aumentou o número de propagandas veiculadas. É o caso típico de criar dificuldades para vender facilidades e encher a burra.

É possível que eu esteja viajando demais. Porém é bom refletir muito neste momento para não servir de joguete na mão de outros interesses também escusos.

Bom final de semana
Fraternal abraço,
Ricardo Martins

Sugiro a leitura cautelosa da reportagem publicada no link abaixo:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI110411-15223,00-MENSALAO+DE+ARRUDA+ABRE+CRISE+NO+MINISTERIO+PUBLICO+DO+DISTRITO+FEDERAL.html


15 comentários:

the police disse...

Prezado CEL Martins, concordo com quase tudo que diz mais não acredito ser o chefe da quadrilha o tal de Durval Barbosa e as vezes imagino se ele é o gerente da corrupção quem é o dono atual aqui no DF??? Seria um VERDE, um AZUL ou um VERMELHO, acho sinceramente independente de quem for tem que ser sim execrado da vida política e social pois nos policiais militares que trabalhamos com o cidadão carente no dia a dia sabe o quanto é dificil a falta de segurança pública de forma mais efetiva ou a demora de 8, 9 ou 10 horas na fila de um hospital e ao ser atendido sua consulta levar 45 segundos e ser lhe receitado uma BEZETACIL.

the police disse...

como se o atendimento fosse mecânico, como se ali não houvesse outro ser humano. Sinceramente me causa muita revolta saber que aquele dinheiro que é descontado do meu contracheque, ou da conta de energia, ou do cafezinho na forma de impostos das mais diversas formas tenham a destinação a cueca ou as meias alheias.

rommel disse...

coronel,,o correio web divulgou uma gravaçao de um pedido de ajuda do cb patricio via 190 apos um acidente com seu veiculo,,meus amigos me questionaram se o 190 nao era mais sigiloso ,pois a populaçao denuncia crimes todos os dias atravez do 190,,

CARIBENHO disse...

PARA REFLEXÃO! Desde o início do governo Lula, a entidade estudantil
UNE recebeu mais de R$ 5,3 milhões da União. O valor corresponde a quase
quatro vezes o total de repasses feitos nos oito anos de Fernando
Henrique Cardoso. SITE CONTAS ABERTAS..
Estudantes com consciência social?? kkkkk Faz-me rir..

Com relação ao Capitão Puxar Oficial-de-dia ou supervisor nos mesmos moldes que faz hoje o tenente, acho que não é uma boa ideia....

Halk disse...

Caro Cel Martins, estive conversando com um "antigão" d minha unidade e o mesmo afirma que para receber em pecúnia as licenças vencidas, o policial de deve ter 30 anos de serviço exclusivamente na PMDF, não sendo computado o tempo averbado do policial.

Ele esta certo ou não???

Notes disse...

Cel, diante da reestruturação da corporação, o senhor saberia como irá ficar o efetivo de uma unidade?
Esta minha dúvida se basea no comentário que ouvi que 80% do efetivo de uma unidade seria movimentado.
Obrigado

Blog do Geraldo disse...

Halk,
Os artigos do Estatuto que tratam da transferência para reserva remunerada não foram alterados nem pela Lei de Vencimentos nem pela Lei 12086(PCS).

Assim,vamos para reserva a pedido,desde que contemos 30 anos de serviço,conforme o art. 91:

"Art. 91º A transferência a pedido, para a reserva será concedida ao policial-militar que a requerer, desde que conte no mínimo 30 (trinta) anos de serviço. (Redação dada pela Lei nº 7.475, de 1986)"

Também vamos para reserva "obrigatoriamente" ao atingirmos as idades limites nos graus hierárquicos ou quando contarmos 35 anos de serviço, conforme o art.92:
"Art. 92 III - contar o policial-militar 35 (trinta e cinco) anos de serviço; (Redação dada pela Lei nº 7.475, de 1986)"

O requesito para LE está no art.67:

Art 67 - A licença especial é a autorização para afastamento total do serviço, relativa a cada decênio de "tempo de efetivo serviço prestado"

A lei exige "tempo de efetivo serviço" para concessão da LE,mas não para transferência para inatividade onde só é necessário "tempo de serviço".

Qual é a diferença? "tempo de efetivo serviço (para LE)" é o tempo de PM e Força Armada somente.

"tempo de serviço" para tranferência para Reserva compreende tempo de PM com de serviço público civil e de empresa privada,conforme o art.122 do Estatuto.

Se o PM foi para a reserva a pedido ou compulsoriamente e deixou de gozar LE terá direito de receber o valor referente a ela.

Acho que esse "antigão" confundiu as coisas.

Geraldo.

orcione disse...

Sobre venda de L.E, o Halk, pede esclarecimento: para ter direito as L.E referentes ao 1º,2º e 3º decênio terá que trabalhar 30 anos na Policia Militar, podendo contar o tempo averbado nas Forças Armadas, "não vale tempo de INSS", Neste caso de acordo com a lei poderá transformar todas tres Licença em pecúnia quando for para reserva!!!!!!!!!aí fica o opção ou trabalha mais um pouco para completar a terceira L.E ou venda as duas e vai mais cedo para reserva !!!!!!!!!!!

Halk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Halk disse...

Obrigado colegas!!
Este era meu entendimento mas por conta da teimosia do "antigão" tive de buscar argumentos mais sólidos e com os esclarecimentos dos colegas agora terei condições de explicar melhor ao colega, e quem sabe convence-lo.

Unknown disse...

Poderia até ser plausível e conveniente o capitão tirar o serviço de Fox, desde que ele não passasse quase doze anos na função de tenente com várias atribuições, dentre elas chefias de seções, encarregado de IPMs, Sindicâncias e outras apurações. Trabalhar em seções ou departamentos meramente de caráter interno/administrativo não é comparado ao serviço desgastante do combatente. Comparar o desgaste um oficial médico e um do QOPM é no mínimo uma insanidade, pois o oficiais médicos tem um carga horária super reduzida e podem até acumular outros cargos. Portanto, o que o MAJ QOPMS alegou no seu comentário pode até fazer sentido na sua área médica, mas nós que trabalhamos para resolver os problemas administrativos e operacionais não concordamos com essa hipótese absurda.

Notes disse...

Prezado Cel Martins, diante desse cenário politico, diante dessa avalanche de denúncias, fico preocupado e em dúvida em quem ou qual será o candidato mais adequado para nossa corporação pois já tivemos varias desiluções, decepções.
Nesta hora o que pensar, o que decidir?
Obrigado
Um abraço

fastzaiton disse...

Boa noite a todos, há tempos venho seguindo este blog, mas sem postar, sou aluno do tec. sop, policial 15anos, vejo que as noticias aqui são de canais seguras, e tratadas de forma coerente, coronel, o Sr que pelo escrito se envergonhou com o mensalão do DEM DF, é um dos nomes mais cotados para assumir a policia militar nos próximos dias, gostei de saber disso, acho que pessoas que idealizarão uma policia melhor, tanto para praças quanto oficiais, merecem respeito.
Algumas ponderações:
1º- Temos noticias de fonte segura que as promoções de dezembro de 2010 vão iram travar o quadro, e que somente depois de um ano e meio voltara a fluir.
2º- Policiais estão sendo prejudicados pela edição da nova lei, me incluo nela, perderam pontos conquistados para o merecimento, que para praças de nada mais serve, o que será feito, perde-se o direito adquirido.
3º- Qual seria o direcionamento a tomarmos já que em 3anos, 25% da tropa vão para a reserva, e não teremos reposição suficiente e experiente para, por exemplo, a copa do mundo?
No mais, está muito afastado, o povo perece de noticias, boas é claro.
Abraço Marcelo

Unknown disse...

CORONEL QUANTO A PEC 300, SE O SALÁRIO FOR REALMENTE IGUALADO EM TODOS OS ESTADOS COM O DE BRASILÍA, NOSSO SOLDO SERÁ O PISO, E SE FOR, AS GRATIFICAÇÕES CONTINUARÃO SENDO LIGADAS AO SOLDO, ISTO SIGNIFICA QUE PASSAREMOS A GANHAR MAIS OU MENOS O QUE A CIVIL RECEBE, OU IRÃO DAR O GOLPE DE NOVO NA PMDF, E SIMPLESMENTE NOS VÍCULAR AOS DEMAIS ESTADOS E ACABAR COM NOSSAS GRATIFICAÇÕES, AÍ ESTAMOS FRITOS.
SD ANDRÉ

ALEX disse...

Boa tarde Cmt
Fico feliz pela sua escolha para ocupar o cargo mais alto e representante maior da corporação. A torpa esta certa que isso será um divisor de águas na PMDF.
Gostaria como sugestão desse seu subordinado, que o Senhor olhasse com carinho a questão da cabe social, concessão de empréstimo e mercado. Acho eu que pode ser bem melhor, resultando no objetivo que é de ajudar aos Policiais Miltiares.
2º A questão do TAF dentro da PMDF, teria que ser mais flexivel, até devido a falta de tempo do Policial operacional de frequentar educação física.

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