quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Sabe quando você tem a sensação de já ter vivido aquela cena antes? Pois é, hoje foi assim.

O PL 5664/2009 entrou na pauta. Por volta das 16h00 no salão verde da Câmara estavam presentes vários policiais militares e bombeiros militares. Muita conversa com os parlamentares (Fraga, Bessa, Rollemberg, Filipelli).

A galeria do Plenário da Câmara coalhada de pessoas com camisas amarelas defendendo a PEC 471 e uma minoria de camisas pretas contra a PEC.

Conversa para lá, conversa para cá, aventaram a possibilidade de votar o nosso projeto.

A novidade, nem tão nova assim, foi que a liderança do governo federal na Câmara condicionou a votação do projeto a não apresentação de emendas. Houve uma conversa no Salão Verde entre o Bessa e o Fraga, na presença de vários policiais e bombeiros, em que o Fraga tentava convencer o Bessa para retirar sua enxurrada de emendas.

O Bessa hoje estava com a cabeça mais fria. Desculpou-se com o Presidente do Clube dos Oficiais por seu destempero de ontem e reconsiderou a defesa de todas as emendas.

Pouco depois o Fraga e o Bessa compareceram à sala da Liderança do Governo na Câmara e o Bessa concordou em transigir nas emendas que o Governo Federal não quer a mínima discussão. A Liderança do Governo, por seu turno, aquiesceu em verificar as emendas que tem possibilidade de prosperar. Estive na sala e o assessor da liderança estava batendo texto com o Bessa. Existe uma preocupação do Governo Federal em não deixar a atitude antipática de veto para o Presidente da República. Daí eles tentarem bloquear a polêmica já no processo de votação na Câmara.

Nesse interregno houve nova reunião dos líderes dos partidos para fixar o restante da pauta da sessão de hoje, que promete varar a noite. Surgiu a possibilidade de que o nosso projeto pudesse ser votado, e nessa condição sem emendas, mas ruiram as expectativas. A pauta estava entupida pela PEC 471, votação em dois turnos, e outros projetos de urgência.

O assessor da Liderança do Governo na Câmara, me falou, pessoalmente, antes da divulgação da pauta do restante da noite, que há um acordo com os líderes dos partidos que o nosso projeto só será votado depois do projeto que cuida da reforma universitária, ou seja, outro projeto que fura a fila na nossa frente, para que o PL 5664/2009 o empurre. Manobra política para aprovar os projetos prioritários do Governo Federal.

Assim, uma vez mais fica frustrada a expectativa de ver o projeto aprovado em plenário, de modo que na semana que vem lá estaremos acompanhando pautas e circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. Já se sabe que outras MPs estão a caminho para trancar pauta além de projetos com urgências constitucionais também.

O meu sonho é que na próxima terça-feira estejamos no Salão Verde 5664 policiais e bombeiros militares para pressionar, lotando as galerias do plenário e o dito salão. Aprendi que os humores da casa mudam mais do que mulheres com TPM. O combustível que move aquele parlamento é lobby e pressão. Tenho visto muito mais empenho dos aprovados no concurso, que lá estavam também em número expressivo, do que de policiais militares.

A atitude desejada deve ser de lá comparecer, abordar os parlamentares falando da importância do projeto, solicitando apoio, etc. Hoje havia mais gente que em outras semanas, mas ainda poucos no meu entender.

No mais aqueles fatos inusitados que sempre podem acontecer na Câmara. Fui abordado pelo Danilo Gentili do CQC que vai ao ar na TV Band às segundas-feiras às 22h00, que me perguntou a razão da presença de tantos policiais fardados na Câmara. Senti que vinha gozação e me queriam de escada. Falei brevemente o porquê dos policiais, e aí veio a perguntinha se nós não estaríamos lá para prender os parlamentares de ficha suja e me mostrou um amontoado de papéis simulando ser as tais fichas. Disse-lhe que não, e que esse não era o papel da polícia naquele momento; que a questão das fichas sujas estava sendo tratada por um projeto em tramitação na casa; que essa questão era afeta à cidadania e não a polícia. Percebendo a chacota, entrei no clima e lhe perguntei que caso ele quisesse me dar a ficha dele eu aceitaria. Ele retrucou que a dele não me daria porque estava limpa e fez a galhofa costumeira. Veremos o que vão fazer na edição e se vai ao ar. Não seria mal em termos de divulgação para nossos interesses.

Pouco depois um repórter da TV Câmara pediu-me para gravar um depoimento no espaço cidadão. Falei do projeto em 40 segundos, tempo concedido.

Resumindo: muito barulho, pouco resultado. Somente vale conferir depois quais foram as emendas da CTASP que a Liderança do Governo Federal concordou em acolher. O correioweb noticiou que teria sido aprovada uma emenda apenas. A confirmação deverá estar disponível no site amanhã.

Estamos contando com sua presença lá na Câmara semana que vem. Assuma esse compromisso com você.

Fraternal abraço,

Ricardo Martins

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blogger, e que fique registrado que o mesmo ja foi citado no forum dos aprovados PMDF 2009 -> http://www.aprovadospmdf.com.br/pmdf/forum .
Fui aprovado neste último concurso PMDF 2009, de minha parte é a realização de um sonho, porém no nosso caso ja virou novela, onde não sabemos o que irá acontecer nos próximos capítulos,e se este sonho se realizará. É lamentável a pequena quantidade de policiais e bombeiros presentes naquele plenário, tendo em vista um projeto tão importante para o futuro das duas corporações, (cito uma delas aumento de R$1000 pago em 5 anos, dentre outros). Portanto e de grande valia o empenho da minoria interessada, e no que depender dos APROVADOS PMDF 2009 estaremos lá, faça sol o faça chuva representaremos as 2 corporações "onde 1 por querer faz 10 por dever" - deixo meu desabafo e mais uma vez parabéns pelo blogger, que daqui pra frente passará a ser muito acessado pelos aprovados.

Nilo Zeschau Júnior disse...

Ô Rafael , parabéns pela aprovação no concurso , acredito que ano que vem estarão cursando se Deus quizer.
Coronel,posso pedir para o senhor fazer um lobby pela emenda que iguala o acesso a graduação de 3º sargento entre as duas corporações.
E se sobrar um tempo descobrir quem é o pai da criança do projeto original, dizem que é de um deputado que o CBMDF ajudou a eleger , aquele que vive brigando com o Pedro do Ovo.
Tiro no pé , esse representante.
E saber também porque o Bombeiro tem que fazer o curso (CFS) e o Policial Militar não ?Não aceito essa que o bombeiro é diferenciado, pois no socorro tanto faz 3º sargento,cabo ou soldado ,todos só tem um objetivo, o salvamento e resgate das vítimas onde todos são nivelados pela nobre missão de ajudar !
Assim também na policia militar.

Construindo a Cidadania disse...

Firma CEL Martins.Descobri seu blog há algum tempo e me é obrigatório abri-lo todos os dias,não deixe de postar.Estive ontem la na camara e vi o quanto ainda falta-nos,aos praças principalmente,interesse e empenho por nossas causas.Vi também colegas,praças ,que são candidatos e estavam lá pra dá um "alô" aos colegas e como sempre atiraram contra o PL 5664.Um defendia com as emendas e que se fosse pra passar "seco"melhor seria não te-lo.Outro ,que claramente era Governo Distrital,apoiava incondicionalmente sem emendas.Quem está certo?é dificil,so o tempo ou uma analise aprofundada e estudada da lei.
No mais aguardemos.
"So não muda quem se demite o direito de pensar"(Petrônio Portela)

Att
CBPM Roner

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados