domingo, 4 de outubro de 2009


O momento atual tem sido de focar somente no PL 5664/2009. As expectativas têm sido imensas, e isso às vezes nos faz ignorar um monte de coisas importantes.

A PMDF trabalha incessantemente na questão da gestão logística das viaturas (manutenção), obras e edificações de instalações de Unidades Operacionais, contrato de comunicações e telefonia, tecnologia da informação, etc. O plano de algum modo ajuda também nessa questão.

Para os postos comunitários de segurança surgiu a idéia de terceirizar a ocupação e vigilância com vigilantes, de modo a desonerar os policiais para o patrulhamento e atividades típicas de prevenção, ficando o posto como ponto de apoio para o policiamento. Merece reflexão a proposta.

A escala 24X72 parece que não agrada a ninguém. Começamos a discutir de novo outras alternativas. O 12X36 diurno com o 12X60 noturno deixou saudades. Ocorre que alguns quiseram o 12X60 diurno, aí ficou demasiado, abusivo. Basta verificar pelo Brasil as escalas de nossas co-irmãs, somente para um parâmetro. Vamos pensar!!!


Um grande desafio, consequência do PL 5664/2009, é a regulamentação de tudo que é tratado no plano. Teremos que regulamentar promoções, organização básica, atribuições e competências funcionais e um novo plano de articulação da PMDF, conectando tudo isso com aspectos culturais de nossa organização.

Esse clima de mudanças não está centrado meramente nas necessidades da instituição. Ao contrário precisa voltar-se para o nosso cliente mais importante: o cidadão.

Certamente que esse cliente também está muito ansioso de que nossa melhor organização represente para ele a prestação de serviços de melhor qualidade, dos quais também somos usuários.

Iniciei com o Siqueira um estudo que visa o estabelecimento do que denominamos POP - COP, (Policiamento Orientado para o Problema - Conduta Operacional Padronizada).

Estamos buscando dados no site www.popcenter.org, site em ingês, e já conseguimos toda a documentação em vigor na nossa co-irmã Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso desejo é de estabelecer uma proposta de conduta operacional padrão para a PMDF e submetê-la à discussão, de modo que todos possam contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho. Em breve teremos notícias desse desafio.

Por outro lado não vejo a hora de poder reunir os grupos de trabalho da PMDF e CBMDF para sintetizar todo o trabalho da regulamentação em andamento. A empreitada é enorme.

Esses aspectos são o combustível que me motiva nesse momento. É uma causa pela qual sinto que vale a pena lutar. Concorda?

Você acha que aprovado o projeto de lei teremos finalizado a empreitada?!

Quais têm sido os desafios que você vislumbra que poderá realizar para ajudar a desenvolver nossa instituição?

Bom domingo, fraternal abraço

Ricardo Martins.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Chefe, como sempre o disparo aparentemente sem rumo atingiu a mosca. Digo sem rumo porque normalmente nós, praças e oficiais, não damos ouvidos à quilo que de fato interessa, perdendo tempo com devaneios oportunistas e discursos requentados. O que me preocupa é o momento que se avizinha, eleiçoes 2010. Já observamos no horizonte, pra variar, mais uma batalha entre "praças e oficiais", como se servíssemos em duas corporações diferentes, dois patrões distintos e dois clientes díspares. Pergunto, como concentrar força em temas tão importantes, quando objetivos políticos pessoais soam tão mais importante para alguns PPMM, do que as questões de toda a empresa? A obra é grande e poucos são os obreiros. O final dessa história, não o conheço, o roteiro é possível prever.

Unknown disse...

è Cel sao muitos os desafios, nossa PMDF está caminhando rumo a uma Policia Cidadã, mas ainda falta muito planejamento estrategico e logistico e Humano, nosso problema no passado sempre foi a falta de verba, hoje com o FCDF esse problema se resolveu, mas surgiu outro que é como gastar e nisso a PMDF tem deixado a desejar, VTRS de sobra nos quartéis, novas e todas paradas, daqui a dois anos e meio teremos quase 5 mil policiais formados pela católica e a PMDF vai saber usar o conhecimento desses Policiais? Sao mais de 30 milhoes que serao gastos de nossos impostos, nao creio que esse diploma só vai servir para tirar cópia e o policial colocar em seus assentamentos, creio que a PMDF deve se preparar para poder aproveitar essa mao de obra especializada que está se formando. sao muitos os desafios. Outra questao é a do concurso nossa policia é uma policia velha, providencias concretas tem que ser tomadas urgentemente, pois caso contrario acontecerá o mesmo que nos anos 90 onde houve a entrada de 4 mil policiais e hoje vemos o resultado, policial com 19 anos na mesma graduaçao, faltou planejamento está faltando. As escalas tem que mudar, basta querer a 12x36 noturna 3x1 e a diurna 4x1, mais a 6x18 5x2 e 6x1, devem ser a menos pior, o Policial tambem tem que ter vida social
abraços
Osvaldo

Nilo Zeschau Júnior disse...

Parabéns aos nobres companheiros !Com mais louvor ao nosso Coronel que creio , institui esse espaço !
Como eu queria um representante do alto escalão(ou com as informaçoes de tal nível) de minha adorável instituição, digníssima de todos elogios e carente de um canal de comunicação eficiente com seu público interno !
Pois as dicussões sobre a PMDF sempre geram os malditos Bizús em nossa corporação !
Essa da mudança da escala vai ser uma !
Toc , Toc ,Toc ... CBMDF !!!

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados