sexta-feira, 6 de agosto de 2010


De uns tempos para cá na PMDF, começou a surgir uma prática nefasta e canalha de tentar denegrir as pessoas através de dossiês fajutos e forjados assim como a divulgação de textos apócrifos. Coisa de moleque covarde, que não tem coragem de se assumir perante a organização.

As vezes que tomei conhecimento de fatos dessa natureza, adotei as medidas legais requeridas de apuração e instauração dos processos penais, alguns ainda em andamento. O tempo e os processos se encarregarão das conseqüências.

Eis que novamente hoje tomo conhecimento de outro texto anônimo que está sendo distribuído pelas repartições da corporação, de forma covarde como, por exemplo, deixando exemplares no banheiro para suscitar o caráter clandestino, que tanto causa interesse aos incautos.

Não divulgarei o inteiro teor do texto, para não reverberar sandices, embora seja oportuno esclarecer alguns pontos que a peça de Pirandelo contém, e desde já peço desculpas àqueles, que não sabendo do que se trata, não entenderão sequer do que estamos falando. Reporto-me, pois, ao autor fronteiriço e aos que eventualmente tenham tomado conhecimento do fato.

Algumas leituras importantes ajudam a entender o ser humano e a ter misericórdia pelos ignorantes. Perdôo porque não sabem o que falam!

Durante um culto evangélico a que compareci recentemente, de elevada espiritualidade, fui presenteado com uma Bíblia Sagrada. Iniciei a leitura de modo aleatório e me deparei com o Salmo 56 que diz assim:

1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime.
2 Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.
3 Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.
4 Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.
5 Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.
6 Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma.
7 Porventura escaparão eles por meio da sua iniqüidade? O Deus, derruba os povos na tua ira!
8 Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?
9 Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.
10 Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra.
11 Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.
12 Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças;
13 Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?

A mensagem do salmo é clara.

ANTIGUIDADE É POSTO? – Assim começa o texto sem dono.

Endosso: antiguidade é posto nas organizações militares. Mas não é só antiguidade que rege as relações hierárquicas nas instituições militares.

O assunto, em tese, merece ser discutido sempre. Porém, a forma sub-reptícia como se apresenta, evidencia mais o ato de covardia dos incompetentes e covardes que se escondem no anonimato para externar suas idéias apoucadas do que a discussão franca e salutar.

A despeito de tudo, alguns pontos que merecem esclarecimentos, porque um ignorante com iniciativa, como dizia Napoleão, merece ser aniquilado.

Pelo tom choroso e pelo tipo de abordagem, muito provavelmente trata-se de oficial do último posto da corporação, que mal acostumado, não percebeu que perdeu o bonde da história e esperneia por seu lugar na corporação e apresenta como predicados e requisitos a única coisa que provavelmente tem: sua antiguidade. Não se deu conta que nos tempos atuais são exigidas qualificação e competência para as funções de gerência estratégica da corporação. Os cargos devem ser ocupados com base nesses princípios.

Em suma: é preciso se preparar, estudar, se qualificar, como aliás têm feito oficiais e praças de todos os quadros. Somos todos agora profissionais de nível superior! Lembram-se?!

Aquele modelo de policial militar que só possui como argumento a exibição de suas insígnias e estrelas já morreu!

O infeliz autor, se arvorando em parco conhecimento jurídico, teve a infelicidade de citar parte do Estatuto dos Policiais Militares no DF, a Lei 7.289 de 1984, modificada pela Lei 7.475 de 1986, que trata do princípio da hierarquia no artigo 13, § 1º.

Esqueceu-se por ignorância ou conveniência, todavia, de mencionar o artigo 16 da mesma Lei, que assim estabelece:

Art 16 - A precedência entre os policiais-militares da ativa, do mesmo grau hierárquico, é assegurada pela antigüidade no posto ou na graduação, salvo nos casos de precedência funcional estabelecida em lei ou regulamento.

Portanto, ainda que tenha me sentido lisonjeado, por ter sido apontado pelo fofoqueiro de plantão, como autor da Lei 12.086, lamento dizer que não o sou, ainda que desejasse ter sido.

A lei é resultado de um processo legislativo de iniciativa do Executivo Federal e votada no Congresso Nacional. Eu nunca fui parlamentar, e somente agora me apresento como candidato, exatamente para poder interferir de modo incisivo na modernização e busca de melhorias para as Instituições de segurança pública e seus membros.

De fato, fui relator de uma comissão que elaborou o texto do anteprojeto que resultou, após discussões e modificações em várias instâncias, no projeto que foi levado ao Congresso, que recebeu cerca de 90 emendas (algumas boas, outras nem tanto) e finalmente virou a Lei, que hoje representa um marco nas instituições militares do DF, por seu caráter reformador e transformador.

Agradeço pelo reconhecimento pelo esforço que despendi no processo, a ponto de ser nomeado “autor da Lei”. De fato, não fiquei sentado aguardando que decidissem meu futuro. Participei ativamente do processo no momento e fóruns adequados e disso tenho muito orgulho.

A novidade de que tanto se queixa o medroso autor, trata-se da designação para os cargos, calcada sob dois requisitos: competência e habilitação. Graças ao bom Deus pudemos quebrar o paradigma do atraso!

Realmente, colocamos um tubarão no aquário para tirar da inércia os incompetentes, e particularmente quisemos e conseguimos acabar com práticas abomináveis que tanto criticamos sobre autoritarismos, mordomias, privilégios. Autoridade se exerce com conhecimento, trabalho e dedicação.

Práticas como: ter várias viaturas a disposição, grupo de apoio formado por 15 ou 20 policiais, cinco secretárias, dez motoristas, telefones celulares, aparecer para trabalhar quando tiver vontade, não ser avaliado pelo seu desempenho, e tantas outras mais, ou já morreram ou estão com seus dias contados.

Recentemente, ainda no meu comando, percebi que quando designei uns poucos para os cargos de direção a única preocupação era quanto à viatura e o celular, sinônimos de ostentação do poder. Sobre as atribuições e responsabilidades, às vezes, pouco ou nenhum interesse. Ressalto que isso se deu em relação a uma minoria descomprometida. Quem foi que disse que Coronel não precisa prestar contas de suas atribuições e responsabilidades? A regra é clara e para todos!

Acusou-me o fronteiriço de ter sido infiel por nomear pessoas com convicções políticas contrárias ao governo atual, não percebendo que ao revelar esse dado está corroborando os critérios de imparcialidade adotados. O bom dessa discussão é que obtive o atestado de que não privilegiei as pessoas por fazerem parte de uma patota e sim pelo compromisso com a instituição, independentemente de suas convicções políticas, da turma a que pertencem ou qualquer outra coisa.

Realmente, a partir do choramingo travestido de carta anônima, percebo que as coisas começaram a mudar e continuam mudando, e certamente seguirão no sentido seguro e correto.

Entretanto, há muito mais que precisa melhorar. Por exemplo, é necessário verificar se o texto foi produzido em um computador da PMDF e se o papel utilizado para tentar, inutilmente, desmerecer a instituição do Ex- Comandante Geral, que de tão moderno já se transferiu para a Reserva Remunerada por contar mais de 30 anos de serviço, foi retirado do Erário.

Lembrem-se: utilizar patrimônio público para difamar pessoas representa ato de improbidade administrativa sujeito aos rigores da lei. O Estado não existe para ser utilizado dentro de uma visão patrimonialista pelos seus agentes. Depois não vá se queixar das conseqüências por haver agregado mais um processo judicial no rol dos fardos que carrega.

Sugiro, sinceramente, que canalize seu esforço para o trabalho em prol da instituição e produza alguma coisa. Você verá que o reconhecimento vem como consequência.

Se eu soubesse quem você é e ainda pudesse, certamente lhe matricularia em um curso politicamente incorreto de reciclagem, como se dizia antigamente, para aprender um pouco mais sobre chefia e liderança.

Gostaria que você deixasse sua marca, comprometendo-se e botando sua cara a tapa. Não fique se esgueirando pelo anonimato. Assuma postura de homem!

Desculpem-me os leitores pela diminuição do nível, mas não tive outro meio de responder a esse infeliz que não este.

Com minhas sinceras desculpas e um fraternal abraço.

Coronel Martins – 1400
Por um futuro mais seguro.

Visite o site: www.coronelmartins1400.com.br

6 comentários:

Unknown disse...

Coronel,

É lamentável que ainda existam na corporação pessoas desprezíveis como estas. Pessoas que tem prazer em denegrir a imagem de um companheiro de farda. Todavia, otimista que sou, acredito que tais atitudes refletem um sentimento de desespero em face do notável crescimento do nome do senhor no cenário político. Isso incomoda muito aos que esperam um futuro melhor para as suas próprias vidas. Egoístas! Hipócritas! Pelo pouco que conheço de Vossa Senhoria, tenho certeza de que saberá superar essa pequena adversidade, a qual futuramente servirá tão somente a título de aprendizado acerca da mediocridade de algumas pessoas desprovidas de luz e fé. Continue sendo o homem honesto, leal e sereno que o senhor o é, pois lhe asseguro que a vitória da instituição, que defenderá na Câmara dos Deputados na próxima legislatura, se aproxima. Um grande abraço!
CB EDUARDO DINIZ

Unknown disse...

Caro Candidato,
Não se misture, releve.

Esse ANONIMO é o tipo de pessoa pequena que atrasa nossa Corporação e desprestigia nossa FARDA. Tenho certeza que mais cedo do que se espera ele o ANONIMO será desmascarado. Pior é que parece aquela Mariquinha de cidade de interior que não tendo o que fazer fica olhando e denegrindo vida alheia.
E a tal pessoa do VEJA BEM, que não contribuiu com NADA para o serviço policial e muito menos para a Corporação. Mas pior que isso é saber que essa ESCÓRIA ainda está dentro de nossa amada Corporação.

Sua atitude caro Candidato é nobre.
Quem o conhece sabe quem o é.
Siga em frente, pois como já ouvi anteriormente do nobre Candidato: O Policial Militar quando cai em combate, morre atirando. É isso!

Até... Estamos na luta por uma PMDF/CBMDF mais forte!!

Para FEDERAL 1400

Unknown disse...

Muito bom esse texto no blog do companheiro Aderivaldo, segue...

Toda mudança produz resistência! A polícia precisa mudar!

A mudança cultural é uma questão de sobrevivência para nós policiais militares. A tendência é que surjam ao longo do tempo novas forças policiais para “competir” com as atuais, visando a melhoria do serviço.

Todos aqueles que foram vanguardistas em suas áreas sofreram represálias. A história é rica de detalhes quanto a isso, alguns pagaram com a própria vida, podemos citar como exemplo Martin Luther King Júnior, que pagou o preço do movimento negro com a própria vida, o mais alto a ser pago pelo ser humano.

Tenho visto represálias contra algumas atitudes do Comandante do Batalhão de Planaltina, que tentou implementar algumas mudanças. Eu também tenho recebido alguns emails fazendo críticas as questões levantadas no blog, algumas dizendo que continuarei apenas soldado PM, não passarei disso. Acho válidas as críticas, desde que fundamentadas.

Sendo assim deixo um pensamento de Jonh Maxwell, retirado do texto intitulado “Mandamentos paradoxais de liderança”, para nossa reflexão:

” – Pessoas são ilógicas, injustas e egoístas – ame-as assim mesmo.

- Se for bom no que faz, as pessoas o acusarão de motivações egoístas e inconfessas – seja bom assim mesmo.

- Se obtiver sucesso, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos – obtenha sucesso assim mesmo.

- O que você fizer bem hoje, será provavelmente esquecido amanhã – faça bem assim mesmo.

- Honestidade e franqueza o tornam vulnerável – seja honesto e franco assim mesmo.

- O maior homem com as maiores idéias pode ser abatido pelo menor homem com a menor mente – pense grande assim mesmo.

- As pessoas favorecem os derrotados, mas só seguem os vencedores – lute por alguns poucos derrotados assim mesmo.

- Aquilo que você gasta anos construindo pode ser destruído do dia para noite – construa assim mesmo.

- As pessoas precisam de ajuda, mas podem atacá-lo se você ajudá-las – ajude-as assim mesmo.

- Dê ao mundo o melhor que você tem e você será chutado na boca – dê o melhor que tiver assim mesmo.

- Se o melhor é o possível, então o bom não é o suficiente.

Essa é a maneira correta de tratar as pessoas. Além disso, você nunca sabe quais pessoas em sua esfera de influência irão se erguer e fazer diferença em sua vida e na vida dos outros.”

Não desanime, meu amigo!

Estamos plantando JEQUITIBÁ!!!

Por: Aderivaldo

Anderson disse...

Nobre Martins,

Mesmo de férias (jul/10), não parei minhas atividades, tutoria, educador, pai, esposo e filho mais velho de seis... São muitas as atividades.

No entanto, apesar da labuta, não me furtei em apresentar experiência como colaborador de campanha aos seus esforços. Acredito que conte com assessores competentes, talves por este motivo não tenha recebido nenhuma mostra de interesse em minha colaboração direta (e-mail, celular, etc) entregues no QCG quando ainda era CMT Geral.

No entanto, por acreditar em uma visão de futuro e do compromisso altruísta com nossa instituição continuo realizando um trabalho de formiga.

Fico feliz em verificar que a campanha está forte, pois não iria chamar a atenção se assim não o fosse.

"Os cães ladram e a caravana passa!"

Mantenha o foco e sucesso na jornada.

Anderson R. Sousa

Unknown disse...

Cel Martins preciso entrar em contato com o Senhor.

Unknown disse...

Coronel Martins, preciso entrar em contato com o Senhor. suetonio.lira@gmail.com

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados