quarta-feira, 7 de julho de 2010


Sobre o conteúdo da carta do Tenente Aguiar.

Ultimamente tenho recebido manifestações que possuem algo em comum: contra-senso e paradoxo. Se por um lado têm-me avaliado como um Comandante comprometido e com alguns outros atributos elogiosos, por outro manifestam certo descontentamento com o fato de haver me colocado como opção à Deputado Federal no processo eleitoral, como fez o Tenente Aguiar me sua carta.

O fato é que identifico em tais manifestações que as pessoas tinham um plano para mim, e minha decisão não se encaixou no que esperavam que eu fizesse.

O resumo da ópera é o seguinte: ele foi um bom comandante (consenso), e eu queria que ele lá permanecesse.

Outro equívoco é achar que a “revolução” que significou a vitória da competência sobre a burocracia (palavras do tenente), não é um processo institucional. Minha participação foi somente induzi-lo. O mais importante é que independentemente da pessoa do Comandante ele seguirá adiante, porque as medidas de estruturação não permitirão interferências indesejáveis. A diferença será de estilo de liderança, mas o barco está no rumo, e disso não tenho dúvidas.

A confiança deve ser na instituição.

Meu compromisso institucional não arredou um centímetro. Entretanto, as ações que julgo necessárias para maiores avanços da PMDF já não cabiam mais no rol de competências do Comandante Geral, cargo este que durante o período que estive a frente, foi alvo de desestabilização por algumas pessoas ligadas ao meio político, como forma de quererem angariar dividendos no processo eleitoral. Tanto isso é fato, que certamente não foram raras as vezes em que se ouviu no seio da corporação que o seu Comandante havia “caído”. Mantive-me no cargo durante a gestão de quatro Governadores a custa de muita luta para preservar a instituição, porém entendendo o quão instável é o exercício do cargo. Vislumbrei, portanto, no momento em que ocorrem as eleições, e somente neste estágio, que não poderia deixar passar esta oportunidade de me colocar como alternativa para Deputado Federal, considerando os planos que desenhei, assim como percebi que não haveria mais espaço para tocar adiante os projetos que não fosse na esfera decisória política. Meu prazo de validade estava vencendo e não haveria outra oportunidade para continuar lutando pelos avanços institucionais. Surgiu no contexto um apoio político inesperado, um estímulo para que me motivasse ao desafio e diante do cenário que se apresentou, corroborado por vários convites de vários partidos para que me candidatasse, decidi que não poderia me furtar em aceitar.

Podem estar seguros que identifiquei oportunidades relacionadas à instituição muito interessantes no processo, e, sobretudo, para dar vazão às reformas institucionais que mapeei no exercício do comando, e antes dele, mas que dependem fundamentalmente de empoderamento para realizá-lo, porque, por mais técnico e competente que seja o comandante, as decisões estruturais estarão sempre nas mãos do poder político.

De forma alguma desconsidero o termômetro das prévias. Somente não podemos confundir a iniciativa como se fora uma convenção partidária virtual para definição de candidatos. A enquete contou com cerca de 1400 votos com algum tipo de controle, mas com alguns questionamentos. Da apuração, em torno de 33%, portanto cerca de 440 votos, apontou para um único candidato a Deputado Federal que precisa de cerca de 90.000 votos para se eleger. Que bom que isso aconteceu! Mas também acredito que no que se refere a candidatura para Deputado Federal o processo não foi capaz de mobilizar e apontar para uma direção consistente. A pouca disponibilidade de candidatos fez com que o debate ficasse pobre nesta seara. Entendi que precisávamos de mais opções. Ademais, quando das prévias, não me coloquei como candidato por não imaginar naquele momento que pudesse dele participar. Os argumentos que me convenceram a isso foram apresentados posteriormente. Mas isso tudo já está superado porque a política é arte de ocupar espaços, e certamente há uma lacuna a ser preenchida por nós.
Se as pessoas entenderem que reúno as condições de competência, credibilidade, compromisso e outros atributos para exercer o cargo, e se o projeto institucional que apresento nesta oportunidade se coaduna com os seus ideais, depositem em mim o seu voto. Caso contrário, por favor, vote na outra opção. Mas votemos todos nos militares do DF.

No caso específico do cargo de Deputado Federal tomei o cuidado de estar coligado na mesma chapa, já que pude optar pelo partido no último momento. Ou seja, ao ocupar a vaga que seria preenchida por outro candidato da coligação, aumentamos o número de militares na coligação e ainda sem dispersar os votos. Acredito que não sejamos adversários no processo e sim parceiros, já que haveremos de buscar outros votos em nossa rede de relacionamentos que não seja somente dos militares. O nosso desempenho individual contribui para eleger o outro e vice-versa. Isso ficará suficientemente esclarecido doravante.
O bom de tudo isso é que acordamos para o fato de que nada está resolvido, e que as prévias não são a eleição e que tudo dependerá de muito trabalho e engajamento de todos os militares, se quisermos ter um representante nosso no Congresso Nacional. Somente o seu voto não é suficiente. Consiga além do seu mais 20 ou 50 ou quantos você puder! Você precisa acreditar no seu candidato e em suas propostas a ponto de recomendá-lo para os outros. Não pode haver vergonha ou pudor! Somente assim teremos nosso representante.

Não concordo com o autor da missiva quando assevera que tenhamos ficado órfãos, até pelo fato de não ser pai da corporação, e também pela necessidade que a visão adequada do Comandante Geral não deva ser paternalista. O comandante é o Gerente, o Administrador. Bill Gates não é o pai da Microsoft e se retirou para que outros pudessem levar adiante o projeto da organização.

Preocupou-me, entretanto, o arroubo impensado do autor em fazer considerações inconvenientes ao Governador, posto os desdobramentos que isso possa ter, ainda que não deseje isso, sinceramente, pela consideração que tenho com o Tenente Aguiar desde muito. Gostaria que tais colocações ficassem na conta de um rompante de infelicidade adicionado a um momento de emoção incontida e já lhe telefonei, inclusive, solicitando que se retrate no que tange à sua avaliação equivocada sobre política, até pelo fato que em política as coisas mudam de rumo a todo momento e são como as nuvens no céu, como dizia o experiente Tancredo Neves: “uma hora estão de um jeito e logo depois de outro.”

No mais, o que faremos agora é nos debruçar na divulgação da plataforma do projeto de legislatura, não sem antes neutralizar obstáculos já identificados. Sabíamos que assim seria e para isso estamos suficientemente preparados e fundamentados.

No mais agradeço as manifestações de apoio e as críticas construtivas.

Sobre as contumazes manifestações que buscam querer simplesmente desacreditar-me, por estarem possivelmente engajados em outro projeto político, já começo a enxergar certo tom humbertiano, posto que não apresentam nada de consistente nas críticas e vivem somente solapando a realização dos outros, se escondendo no anonimato de um nickname, e se achando donos da verdade. De fato não posso sequer responder diretamente, com os argumentos que precisam ser estabelecidos, porque não sei de quem se trata. Construo em minha mente figuras fictícias como tal Halk Humberto. Excesso de veneno também pode matar a cobra.

Vamos adiante porque a messe é enorme!

Fraternal Abraço,
Coronel Martins

31 comentários:

Unknown disse...

Senhor Cel.Martins,

A despeito de não concordar com o momento em que o senhor escolheu para deixar a corporação, gostaria de disponibilizar meu total apoio à candidatura do senhor. Entendo que necessitamos de uma pessoa como o senhor para nos representar na Câmara dos Deputados e, sinceramente, não vejo em nenhum candidato o potencial que o senhor ostenta para tocar os projetos de nossa instituição. Conclamo aos colegas que façam o mesmo, a exemplo da PCDF, que nas últimas eleições em peso conferiu o mandato ao seu Comandante. Não se tem notícia de que os policiais civis se arrependeram, assim como tenho certeza de que não nos arrependeremos! Um forte abraço e conte comigo!

Raul disse...

Caro Eduardo!
Não gosto de fazer comparações com outras instituições, mas me responda porque, quando são projetos para a PMDF, não abrange todos os policiais, dos mais antigos aos mais modernos? Porque devo acreditar que desta vez o serão? Tivemos uma oportunidade única de termos todas as conquistas possíveis para a PMDF, tínhamos um representante no parlamento federal (policial militar) que não fez nada pela instituição, se preocupou apenas com interesses próprios e do governador(transporte urbano), respeito sua opinião, mas só volto a votar em PM quando ttiver meus direitos respeitados, não da forma que foi feita no tal "realinhamento". Saiba que respeito sua opinião e a de todos que postarem neste espaço democrático e desejo boa sorte aos candidatos da PMDF, mas não conte comigo!

Unknown disse...

Caro Raul,

Acho válida sua crítica e confesso que já pensei da mesma maneira. Todavia, é imprescindível que tenhamos um representante na Câmara dos Deputados. Eu diria que isso é muito mais importante do que ter um representante na Câmara Distrital. Infelizmente não temos bola de cristal. Se não dermos uma oportunidade jamais saberemos se foi bom ou ruim. Pela capacidade de liderança demonstrada pelo Cel Martins, acho que teremos mais força. Será bom para ele? (pessoalmente)Isso eu não tenho dúvida. Agora, pode ser bom para nós? Isso só saberemos se dermos esse voto de confiança a ele. Acho também que não há qualquer comparação entre o Fraga e o Cel. Martins. O Fraga, no primeiro mandato, caiu de pára-quedas na Câmara Federal. Na segunda eleição, ganhoui com os votos da sociedade do Distrito Federal, com seu discurso sensacionalista de segurança pública. Meu sogro, que pensa à moda antiga, adora ouvir o Fraga falar: lugar de bandido é na cadeia! Bravata!!!Sem contar, o apoio $$$ que ele recebeu das indústrias armamentistas após o referendo que ocorreu em 2003. Portanto caro colega, acho que devemos votar em quem apresenta melhores condições de exercer tal função. Abraço! CB Eduardo Diniz.

Huadson disse...

Caro Raul! Li seu debate e do nobre colega Eduardo e tenho que concordar com este. Só tenho um questionamento a fazer a todos nós policiais militares que ora nos sentimos sem amparo de nossos administradores: Se estamos insatisfeitos com o andamento que as coisas têm levado, e temos alguma possibilidade de fazer alguma coisa, que é através do voto, será que votando em alguém que não é da Gloriosa teremos nosso desejo realizado? É óbvio que não. Por mais que um Policial Militar entre na câmara, seja ela Distrital ou Federal(que é o caso do Coronel Martins), e não tenha a melhor das intenções com a corporação em diversos momentos não terá como fugir ao fato de pertencer ao grupo, e certamente em dados momentos, ele não irá se furtar da responsabilidade depositada. As vezes nem pelos votos recebidos, mas simplesmente por ser policial militar e não ter como fugir a isso! O que quero dizer nobre amigo, é que se eu, policial militar, entro na Cãmara Federal, e no momento de votar um projeto a favor da polícia militar, seja pela publicidade ou por qualquer outro motivo, eu fugir do favorecimento à Corporação, eu estarei fazendo isso publicamente e me enterrando como político diante de nossa corporação e provavelmente fora dela. Certa vez alguém me disse que a política é assim, votamos, e se não serviu, votamos em outro depois de 4 anos. Me indignei com aquela resposta, mas depois de um tempo reconheci quão sábias foram aquelas palavras, pois anular o voto ou votar em branco é algo que não faço mais. Por isso, como o candidato disse em seu post, por favor, votemos em policiais militares. Poderemos até não estar mudando algo em nossa instituição, mas se não votarmos, teremos essa certeza. Abraço

Unknown disse...

ACHO BASTANTE SAUDÁVEL ESSE DISCURSO, TEMOS QUE SER MADUROS SUFICIENTES PARA PERCEBERMOS E SABERMOS QUE NÃO ADIANTA NOS FURTAR DA RESPONSABILIDADE QUE TEMOS COMO ELEITORES, SE VC NÃO VOTAR, OUTROS FARÃO POR VC, E AÍ CABE-LHE FICAR APENAS EM SILÊNCIO, POR QUE NO MOMENTO QUE DEVERIA VC CALOU!! TEMOS QUE MOSTRAR MAIS AMADURECIMENTO NO CENÁRIO POLÍTICO, DEPENDEMOS DELE!! E TEMOS PERDIDO MUITO POR NOS FALTAR ALGUEM QUE NOS REPRESENTE BEM!! FICO FELIZ COM A CANDIDATURA DO CEL MARTINS, EXTREMAMENTE COMPETENTE, JÁ DEMONSTROU ISSO. FICO MAIS TRANQUILO EM SABER QUE ESTÁ NA MESMA COLIGAÇÃO DOS OUTROS MILITARES, ISSO É MUITO BOM, VÃO SE AJUDAR MUTUAMENTE, E O MELHOR, O MAIS VOTADO, VAI ENTRAR!! ESPERO QUE AQUELE QUE CONSEGUIR CHEGAR LÁ NUNCA SE ESQUEÇA DE LUTAR MUITO PELO INTERESSE DE SUA "BANDEIRA"! VEJO NO CEL MARTINS UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA NOS REPRESENTAR NA CÂMARA FEDERAL. É LÁ QUE PRECISAMOS DE APOIO. NOSSOS INTERESSES PASSAM POR LÁ. ABRAÇOS A TODOS. VAMOS REALIZAR UM DISCURSO MADURO, RESPEITOSO, TÁ NA HORA DE MOSTRAR QUE CAMINHAMOS PARA UMA POLÍCIA RENOVADA, O CAMINHO É LONGO, MAS PRECISAMOS ACREDITAR, NADA ACONTECE POR ACASO. NÃO ADIANTA, SOMOS OS PRINCIPAIS AGENTES DESSA MUDANÇA NECESSÁRIA. BOA NOITE A TODOS.

Unknown disse...

Boa noite a todos!

Muito pertinente o que diz Eduardo e também achei muito boa a resposta que Huadson deu a Raul. Raul é perfeitamente compreensível o seu sentimento, principalmente depois de tantos escândalos políticos. Na verdade todos nós nutrimos em determinados momentos uma revolta que nos leva a pensar dessa forma, no entanto, temos que contar até dez para nos acalmarmos e analisarmos as coisas para ver que infelizmente esse é o sistema e se nos omitirmos em participar dele as coisas tendem a piorar. Podemos sentir isso hoje, com as ingerências do TCDF em nossa instituição e o CMT Geral ficar impotente diante disso. No futuro poderemos ver uma PEC qualquer nos colocando amarras das quais poderemos jamais nos livrarmos ou outras PECs nos privando de conquistas e de espaços, como as mudanças no CPC e outros mais.
Por isso Raul você e quem tiver pensando dessa forma, reavalie e venha conosco lutar e demostrar o poder que temos. Não se abata diante das frustrações, pois elas fazem parte de nossas vidas, mas com certeza as alegrias e glórias são maiores e significativas.
Abraços!

Unknown disse...

O amadurecimento politico depende da consciencia de cada um de nós integrantes da família policial militar. Por sabermos que as regras do jogo estao vinculadas à política e que o peso da palavra do parlamentar federal faz diferença no cenário do DF, haveremos de qualquer maneira colocar um policial ali naquela casa, uma vez que ainda há muito o que ser feito por nossa instituiçao. Nao sejamas acéfalos, nao cruzemos os braços e deixemos que os outros nos representem, porquanto sabemos que ninguém se interessa mais por um policial militar que nao seja proveniente da caserna.

Tivemos várias desilusões nesses ultimos pleitos, nao seria a hora de tentarmos mais uma vez? Ou abandonar a batalha seria a melhor opçao? Pelo que vemos, nao é essa a melhor acertiva.

Nao podemos de maneira alguma deixar de termos um representante, tanto na camara federal qto na distrital, nem que seja para ele esbravejar e se fazer presente.

Anular o voto representará uma derrota.

Halk disse...

PMs são maioria no pleito para DISTRITAL.
Segundo informações do TSE o número de candidaturas ao pleito 2010 para a Câmara Distrital é de 773 inscritos. O número de POLICIAIS MILITARES DO DF candidatos , segundo informações do site PRÉVIASPMDF, chega a 57, ou seja 7,3% do total de inscritos. Um alto indíce dentre todas as instituições e sindicatos que possuem candidatos. Qual a motivação para tantos inscritos de uma mesma instituição? Foram todos respaldados pela corporação?Possuem todos condições de almejarem uma vaga? São todos conhecidos da corporação? Onde está a UNIDADE INSTITUCIONAL? São perguntas que cabe aos próprios candidatos responderem, pois a maioria carrega o nome da GLORIOSA em suas campanhas. Agora pergunto: Porque não acreditar nas Prévias???

Fabiano Augusto de Souza Moreira disse...

Boa noite Coronel Martins. Gostaria de manifestar meu apoio à decisão de candidatura feita pelo senhor. Sei que a dificuldade a ser enfrentada por V.Sa. é maior que a dos demais candidatos uma vez que todos os outros já vinham trabalhando, junto a sociedade e membros da corporação, um possível projeto e metas a serem atingidas durante suas legislaturas. Não podemos perder tempo em trabalhar seu nome junto à sociedade brasiliense, pois eles podem ser nossos maiores aliados. Acho também que sua equipe (e demais membros da corporação) deve trabalhar com urgência em um projeto legislativo consistente, pois é complicado pedir votos sem ter projetos s defender. Se toda familia policial militar votasse unida, certamente o senhor estaria eleito. Porém sabemos que isso ainda não é a realidade. Desde já, me disponho a ser um multiplicador de sua campanha, mas gostaria que o senhor apresentasse um projeto de metas para podermos trabalhar. Gostaria de deixar um recado para os incrédulos em seua candidatura: A única coisa que temos a perder não apoiando o nobre candidato é continuarmos da forma como estamos (sem representação na Câmara Federal) por mais 4 anos. Desde já gostaria de apresentar, em momento oportuno, alguns projetos que já tentei apresentar para laguns parlamentares (porém sem êxito) e que caso ache pertinete poderia fazer parte de seu projeto político. Tenha uma boa noite.

Raul disse...

Caro colegas,
Como disse anteriormente respeito a todos, mas vamos aos fatos é minha opinião de ante mão não quero induzir ninguém a nada, que sejam felizes! Mas estive a pouco tempo bem próximo de todas as ações que foram reivindicadas pelos policiais e sei como as coisas funcionam ok, respeitando a todos sei que alguns comentários postados são de policiais que foram beneficiados recententemente , então não podem falar por aqueles que tem que se contentar com um reajuste de 250,00 de risco de vida, é a reliadade e nenhuma pespectiva de promoção, mas veja em nenhum momento afirmei qe não acredito na pessoa do Cel Martins, pelo contrário sempre afirmei que para mim foi o melhor adiministrador da PMDF,mas em sendo o melhor adiministrador, não tenho a obrigação de votar nele ok. Então Célio ninguém me deu resposta, a minha resposta são minhas convicções, não sou manipulado, por falsas promessas, sou autêntico, na hora "H" " farinha pouca meu pirão primeiro" e outras mais que conheço, justamente o que aconteceu desta vez, alguns foram promovidos, e o que estão fazendo para reparar a injustiça com aqueles que não foram? " Azar militar" ? Isso é o que vcs dizem, né...Abraços à todos

Unknown disse...

Ontem eu não tinha nada, nem sonhava mais, porém hoje quando fiquei sabendo que o Cel. Martins é candidato a Deputado Federal pelos Militares do DF, vi uma luz surgir novamente em nosso caminho. Lembro que ao lado do Cel. Martins, nós brigamos pelo PCS no Plenário da Câmara, francamente me senti FORTE ao lado de todos os irmãos de farda que lá estiveram, e ORGULHOSO por perceber que já adquirimos uma mentalidade de NÍVEL SUPERIOR, de fato. Portanto, venho a este espaço propor ao nosso Nobre representante que dentro dos seus projetos inclua a criação de mais vagas para o PROJETO POLICIAL DO FUTURO. Pois todos sabem que foi o Cel. Martins que tirou do papel esse projeto e conseguiu implantá-lo. Um dia um colega me perguntou o que ele ganharia com isso, afinal ele já cursou o nível superior, então, eu respondi que com esse projeto daria aos outros irmãos de farda que não puderam pagar um curso superior a oportunidade de cursar uma faculdade, pois sabemos que muitos de nós não fizeram, pois tinham que priorizar a família. Sei que nós temos muito trabalho e votos para conquistar, mas se unirmos as forças como fizemos lá na Câmara ano passado, creio que teremos nosso representante no CONGRESSO NACIONAL. Vamos deixar de resmungar, como disse o Eduardo “Não se tem notícia de que os policiais civis se arrependeram, assim como tenho certeza de que não nos arrependeremos!” Tô junto nessa, afinal toda classe tem seu representante Federal, e nós, como vamos ficar? Eu já comecei a campanha boca a boca com meus amigos e vizinhos. De grão em grão se faz uma feijoada.Um forte abraço. Policial Militar graças a Deus.

diaspereira disse...

Caro CMT MARTINS,
Não posso lhe garantir 20 votos, mas, ao menos o meu o senhor já tem. Penso que vossa senhoria é o mais indicado para este cargo, principalmente, por sua liderança e desenvoltura natural (normal em militares advindos da cavalaria). Mas, devo dizer que discordo com muita coisa que o senhor fez ou deixou de fazer como CG, como por exemplo, cancelou o bacharelado em direito para o CFO, não terminou o projeto dos novos uniformes, do KIT policial (e outros que não vou citar para não queimar sua candidatura), todavia, as reformas alavancadas na estrutura Corporativa, o Plano De Carreira (principalmente a meu ver a inclusão na Lei da “presunção de inocência”, pois, a não aplicação deste principio gerava tantos e tão terríveis constrangimentos), suas estratégias e projetos para o futuro (que diminuíram os “achismos” do nefelibatas de plantão, como, o prejudicial projeto dos PCS que, colocado goela abaixo por políticos, engessaram a PMDF) deram um rumo que, sem dúvida, será glorioso e ótimo para a sociedade e para nós militares. Na Câmara Federal o senhor será a mola propulsora que dará vulto e credibilidade a minha (nossa) amada Polícia Militar. Abraços e sucesso na campanha (vou tentar convencer parentes e amigos a votar no CEL MARTINS para federal e CEL FONSECA para Distrital).

Unknown disse...

Caro Raul, eu também não fui “beneficiado”, meu pirão não rolou. Meu quadro foi de longe o mais “prejudicado”, principalmente com a ampliação de alguns dos nossos requisitos. É verdade, meu pirão não rolou... agora. Quero um caminhão cheio de farinha, mas o sucesso vem melhor se acreditarmos. Como seu xará mesmo disse, "Um sonho que se sonha junto..." (engraçado, ouvi isso faz pouco tempo). Confesso, Raul, que me senti melhor ao entender que fui beneficiado sim, enxerguei mais claramente essa verdade depois que tirei um travinha, pequenininha, do olho e no final vi minha perspectiva para o futuro maior e melhor, e que eu ficar com “raivinha autofágica” não dá! É claro que sempre alguém “ganhará” menos ou mais, mas é claro também que todos ganharão. Então, meu amigo Raul (se me permite), fica tranqüilo que NOSSO pirão vai rolar.

Unknown disse...

Estimado Coronel Martins,
inicialmente gostaria de dizer que como aos demais, a sua saída como ocorreu, me causou certa estranheza e até desencanto, no entanto passado estes dias em que pude melhor pensar em tudo o que foi realizado no pouco espaço de tempo, e no tanto que ainda temos por realizar penso que felizmente o senhor tenha tomado a decisão, difícil, de colocar-se à disposição de todos para continuar lutando pela corporação, agora numa outra esfera de poder. Espero de antemão que seja exitosa esta nova empresa.
Conte conosco.
A Paz!

Fernando Moreira disse...

O muito bom criticar quando o criticado recebe a crítica, analisa e responde de forma educada... Está aí uma grande qualidade do senhor.

Marcelo disse...

Prezado Coronel Martins,

Acredito que em resumo, o que o Ten Aguiar quis expressar foi um sentimento de indignação, raiva e revolta. Mas porque tais sentimentos? Pelo simples fato de nunca termos visto em todos esses anos de PMDF (no meu caso 13 anos e no dele 12 anos)um Comandante-Geral realmente comprometido com a instituição em detrimento de interesses pessoais. E o que se sente nesse momento, ou melhor, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Será que esses interesses pessoais não surgiram em vossa pessoa agora? Já experimentamos o gosto amargo da decepção com o nosso representante na Câmara Federal e não gostaríamos de sentí-lo novamente.
Será que mesmo sabendo que o vosso prazo de validade estava expirando, não seria mais importante para a Corporação continuar comandado-a, principalmente nesse momento de transição ao qual estamos passando? Tenho fé de que não serei novamente enganado. Mas gato escaldado tem medo de água.
Desejo boa sorte ao senhor e aguardo vossa Plataforma política para aí sim decidir se iremos começar ou abortar a nobre missão de tentar elegê-lo.
Abraços de um admirador incondicional de vosso trabalho a frente da Corporação e esperançoso pelo futuro que nos aguarda.
Cap Marcelo Almeida - 14º BPM

Marcelo disse...

Prezado Coronel Martins,

Acredito que em resumo, o que o Ten Aguiar quis expressar foi um sentimento de indignação, raiva e revolta. Mas porque tais sentimentos? Pelo simples fato de nunca termos visto em todos esses anos de PMDF (no meu caso 13 anos e no dele 12 anos)um Comandante-Geral realmente comprometido com a instituição em detrimento de interesses pessoais. E o que se sente nesse momento, ou melhor, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Será que esses interesses pessoais não surgiram em vossa pessoa agora? Já experimentamos o gosto amargo da decepção com o nosso representante na Câmara Federal e não gostaríamos de senti-lo novamente.
Será que mesmo sabendo que o vosso prazo de validade estava expirando, não seria mais importante para a Corporação continuar comandado-a, principalmente nesse momento de transição ao qual estamos passando? Tenho fé de que não serei novamente enganado. Mas gato escaldado tem medo de água.
Desejo boa sorte ao senhor e aguardo vossa Plataforma política para aí sim decidir se iremos começar ou abortar a nobre missão de tentar elegê-lo.
Abraços de um admirador incondicional de vosso trabalho a frente da Corporação e esperançoso pelo futuro que nos aguarda.

Cap Marcelo Almeida - 14º BPM

fastzaiton disse...

O que não da para entender é que agora duas semanas depois da saída do senhor, se costurou a diminuição de interstício! É como já postei o senhor perdeu a chance das praças lhe apoiarem, outros estão o fazendo. Quanto ao que o Marcelo fala, tem nexo, fomos enganados pelo referido deputado, que se vendeu, esperava do senhor muito mais quando de sua assunção, principalmente pela inteligência e astucia ora demonstradas.

Unknown disse...

Cel. Martins,

Num primeiro momento fiquei triste por perde-lo como comandante geral, mas entendo suas motivações e fico feliz em notar sempre coerencia nas suas decisoes. Coloco-me a sua disposição para podermos construir esse mandato de deputado federal, no qual, tenho absoluta certeza, o senhor nos orgulhará.

Halk disse...

Em 2010, entra no "Comando" um Coronel que promete revolucionar a PMDF, começa com compra de parati´s, esboça um REGULAMENTO PIOR QUE O RDPM E O RDE JUNTOS, não responde nada com nada no seu blog, coloca em cena o "embrião" de um novo fardamento, que vai engordar o comércio e minar nosso já injusto auxílio-fardamento. Depois veem querer que votemos em um factóide de oficial camarada?

Como diria a saudoso Bussunda: "Fala sério!!!"

Huadson disse...

Halk, só um amigo meu recebeu três senhas para votar nas Prévias. Isso é uma prévia séria? E outra quanto ao seu último comentário. Estamos realmente preocupados com o Regulamento que nos rege, porém existe uma coisinha chamada LEI, que impede que certas coisas sejam feitas. Com a alteração da Lei, isso na Câmara Federal, pode ser que consigamos mudar radicalmente esse Regulamento. Por isso coloquemos um Policial Militar lá pra tentar resolver. E outra, o auxílio fardamento é maravilhoso, mas é nisso que se baseia para criticar? Tanta gente tem que usar uniforme e não recebe um tostão pra isso. Boa niote a todos!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente, HALK, "fala sério"!

Ainda não ví de sua parte nenhuma proposta positiva sobre qualquer assunto.
Quanta reclamação!
O comando do coronel Martins foi notoriamente competente, inovador e progressista.
Não há como não reconhecer isto.

Alexandre Saud

Unknown disse...

Caro Candidato Cel Martins - 1400,
Tem meu apoio nessa campanha bem como de meus familiares e alguns amigos que já consegui convencer. Desejo saber qual a sua proposta para os MILITARES do DF. O que podemos esperar e ainda como podemos ajudá-lo. Temos sugestões, podemos passá-las adiante para que se for o caso considere para projetos futuros. Somos profissionais de segurança e temos algum conhecimento do que o cidadão espera de nós. Esperamos notícias, sabemos que está preparando alguma coisa...Aguardamos.
Abraço fraternal,
Policial Militar Graças a Deus

Unknown disse...

HALK....

vc deve ser um brincante mesmo, tudo só leva a acreditar que realmente o seja.

Raul disse...

Respeitosamente gostaria de tecer alguns comentários: Em nenhuma postagem disse que colegas não deveriam votar em tal candidato nem tampouco sugeri nomes de outros, justamente por respeitar o administrador deste blog, apenas afirmei que não acredito mais em "promessas" principalmente para praças (isso é pessoal) haja vista, sempre ficar no quase, parece até aquela propaganda: " Você quase chegou lá...mas não foi desta vez..., então conversando com colegas, pois, tenho um grande conhecemento e um poder de liderança acentuado, como diz nosso amigo Roberto na sua postagem, estou tirando as "travinhas" dos olhos daqueles que teimam em não enxergar direito, pois, a minha eu já tirei a muito tempo e graças a DEUS, para não voltar a ser manipulado, acordei para a realidade, porque na verdade não tenho “raivinha autofágica”, sou apenas realista e esse discurso de que:" É claro que sempre alguém “ganhará”, para mim ele só me deu certeza que estou certo nas minhas convicções. Mas outro lado neste mesmo bate-papo que tenho com colegas me pedem paciência para que vericamos as propostas dos candidatos da PMDF, porém, volto a repetir o passado recente não nos dá esperança de sucesso.

Halk disse...

Acho que o senhor Alexandre Saud, deveria dar um pulinho no TCDF e ver a quantas anda a situação da saúde da PMDF, ao invés de ficar bajulando seu ex-chefe. Nossos valorosos policiais estão em corredores do HBB enquanto os nossos "competentes" administradores estão preocupados com qualquer outra coisa(promoção/gratificação), menos com a nossa groriosa.

Unknown disse...

Prezado Halk,

Quanto à sua sugestão de visitarmos o TCDF: O Diretor de Saúde e o Diretor da DAL, que são as autoridades competentes para esta representação, já compareceram por várias vezes ao TCDF para tentarem "desamarrar" os Termos de Credenciamento. Desde semana passada o Conselheiro Renato Rainha nos colocou em contato direto com o relator dos processos. Já respondemos à todos os questionamentos, resta agora a decisão daquela côrte.

Quanto à utilização de hospitais públicos: Temos aberto cerca de trinta processos por dia para reembolso de despesas médicas. Ninguém deixou de ser atendido em hospitais privados, à não ser por falta de informação. E isto se aplica tanto à policiais quanto à dependentes. Se quiser verificar "in loco" fique à vontade para nos visitar.

Quanto à minha estima pelo coronel Martins: eu a tenho sim e não é de agora. Além disso, tive a honra de ser seu colega de turma no curso de pós-graduação (de um ano e meio)em Administração Pública na FGV. Em nossa turma haviam servidores de alto escalão da AGU e de vários Ministérios. O coronel Martins com a competência que lhe peculiar, conquistou o respeito e admiração de todos, inclusive dos professores mais "caxias". Muitos até confessaram estarem surpresos em conhecer um policial militar com a cultura e a habilidade dele.

o coronel Martins é muito carismático e consegue "contagiar" à todos a sua volta. O legado dele na PMDF você ainda verá por muito tempo. Isto funciona mais ou menos como aquela onda que se forma quando você atira uma pedra na água. As ondas vão reverberando cada vez com maior amplitude, atingindo um espaço muito maior que a onda original.

Acho que você precisa nos conhecer melhor e quem sabe, rever seus conceitos.

Um abraço!

Alexandre Saud

Unknown disse...

Raul e Halk, porque tanto ódio nesses corações?

Realista disse...

Caro Roberto!
Graças a DEUS não tenho ódio no coração, tenho sim um coração aberto para amar, diferente de certos policiais que dizem serem amigos e usam de postos e graduações para perseguir e humilhar colegas, mas o tema aqui não é este...veja, volto a afirmar não acredito em candidatos policiais ponto final, enquanto não houver benefícios iguais nesta "pirâmide" não conte comigo, mas isso sou eu não vou influenciar ninguém, cada um segue o seu caminho, tenha seus propósitos, seus interesses pessoais, pois, eu não os tenho, tenho coletivo, como não confio não quero falar em candidato A ou B, exemplo tivemos a faca e o queijo na mão, para promover um maior números de policiais o que foi feito para isto acontecer? você sabe por que não foi feito? eu sei? porque no CBMDF, apartir de novembro não teremos nenhum soldado no seu quadro? já sei sua resposta: Há porque o efetivo é menor? Mentira!!!! porque tiveram interesse que isso ocorresse, diferente daqui e outras coisas mais...Mas não se preocupe ficarei assistindo de camarote (sem ódio no coração)a vitória de um candidato da PMDF e esperar um excelente mandato, e para aí sim voltar a confiar e quem sabe ter meu precioso voto.

Unknown disse...

Caro Realista,
Você é o Halk ou o Raul? Ou os dois? Bem, pode ser mais claro? Ficou difícil saber se você quer que nos ferremos ou que cresçamos. Primeiro afirma que não tem ódio, mas, paradoxalmente, desabafa frustrações com o velho e amarelo discurso “...certos policiais... perseguir e humilhar...”, coisa cada vez mais antiga e rara de se ver nos dias de hoje (e que nunca foi exclusividade da caserna), o que me leva a crer que, se for, és “novinho” (sem ofensas), depois diz que “não acredita em policiais e ponto final”, deixando-me a impressão de que não acredita em si mesmo, logo em seguida me faz desconfiar do que chama de “benefícios” (espero que esteja falando de coisas dentro da lei). Auto intitula-se, jactanciosamente, de liderança, ao “humildemente” informar que não quer influenciar alguém. Caríssimo Realista, penso que os homens honrados devem contar com homens honrados, pois esses sabem bem o que é coletivo. Também acho estranho me fazer perguntas, mas ao mesmo tempo responde-las. Vai saber o que se passa na cabeça... Devo confessar que estou preocupado com a possibilidade de estar diante de um bipolar e não poder muita coisa, mesmo assim, hipoteco minha disposição de ajudar no que puder, se precisar, conte comigo ROBERTO (meu nome de verdade, graças a DEUS!).

Acessos

Free Web Site Counter

DADOS PESSOAIS

Minha foto
BRASÍLIA, Brazil
PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.

Participantes

Blogs relacionados