Prezadas e Prezados,
Certamente que já passamos todos por situações em que a vida nos prega algumas peças, o que tem certo ar de ficção.
Sempre acreditei que o Comando-Geral da PMDF seria meu último desafio, por conta da importância do cargo e do nível de responsabilidades requeridos. Descobri que os desafios não guardam limites.
Quando iniciamos nossa gestão procurei imprimir um ritmo e estilo próprios, fundamentados em princípios inovadores de administração.
Acho que chamamos a atenção nesta seara. Como consequência alguns flertes políticos, alguns convites que não levei em consideração e a firme convicção de que deveria seguir no comando, tendo como horizonte temporal o dia 31 de dezembro de 2010, quando termina o atual mandato do GDF.
Tudo caminhava assim, honestamente, sem qualquer pretensão adicional que não fosse concluir a missão. Eu não apostaria um tostão furado em outro desfecho que não fosse esse.
Foi então que chegou o dia 28 de junho, quando por volta das 12h30, recebi uma chamada do Governador Rogério Rosso, que me fez uma solicitação de rotina e agregou à conversa uma indagação sobre o que eu pensava em assumir o desafio de representar à PMDF no processo eleitoral próximo, considerando que havia uma lacuna no cenário, não preenchida por candidatos oriundos da instituição e que eu precisava considerar o desafio, em razão da liderança natural identificada por várias pessoas. Respondi-lhe que não havia pensado no assunto, mas que tal reflexão vinda dele deveria ser motivo de atenção e análise, e o indaguei se ele estava seguro de que isso não seria um problema. Respondeu-me que diante de objetivos superiores ele entendia que valia o sacrifício. Ficamos de conversar no dia seguinte.
Assisti ao jogo do Brasil com a cabeça à mil.
Dia seguinte, já pela manhã, liguei para o Governador e disse-lhe que diante de tal desafio que me deixou pensativo e cheio de dúvidas, estaria a disposição para contribuir onde fosse necessário, mas que não tinha a menor idéia de como isso poderia se operar, considerando meu total desconhecimento das medidas práticas sobre o tema, meio que acreditando que se tratava de um devaneio, ou mesmo um trote.
Foi marcada uma reunião à noite com vários assessores políticos para uma avaliação das condições e circunstâncias e de repente, não mais que de repente, todos os entraves e empecilhos haviam sido superados, tendo o PTB aquiescido em incluir-me na nominata do partido e tudo mais.
O tempo foi curto, mas o fato é que de uma hora para outra, me vi convencido a aceitar o desafio que jamais havia imaginado.
Mas aí, alguém há de me perguntar por que então aceitei, quando poderia haver simplesmente declinado do convite. Algumas razões dentre outras tantas que não se deve anunciar:
1. O desafio proposto neste momento foi totalmente diferente dos demais, já que partiu de quem tem competência para nomear e exonerar o Comandante Geral, ainda que tenha que ressaltar não ter havido qualquer constrangimento neste sentido;
2. O calendário eleitoral tende a arrefecer o ritmo atual de avanços e conquistas na corporação, sendo que o cenário de retomada deve reiniciar em janeiro de 2011, quando de qualquer forma eu me desligaria do serviço ativo.
3. Aprendi que os desafios trazem vantagens competitivas e identifiquei oportunidades interessantes de alavancar avanços a partir de um projeto político, que sempre defendi, ainda que não me tenha colocado como opção para tal. Por pior que, por desventura, eu tenha sido como Comandante da PMDF, acho que reuno melhores condições de representar a instituição que qualquer outro que não nos conheça ou entenda.
4. Houve uma concentração de candidatos nas prévias para Deputado Distrital e muito poucos para Federal. Não aceitei uma sugestão de um assessor para vir candidato a Distrital, por entender que seria incoerente com o que defendi durante todo esse tempo e entender que há suficientes e bons candidatos nesse nível.
5. O panorama no cenário político neste ano indica que poderá haver renovação. Ter ficha limpa não pode ser somente uma proposta para candidatura. É mero requisito que todos devemos possuir. Assim defender propostas para a sociedade e especificamente para uma categoria profissional requer certo conhecimento e sensibilidade, e no nosso caso, sem falsa modéstia, acho que conseguir captar o rumo desejado por nossa categoria.
6. Senti-me tentado em aferir meu desempenho em um processo totalmente aberto e cruel. Recebo com freqüência elogios pelo comando. Será que tem sido isso sincero mesmo?
7. Em suma: não há do ponto de vista racional qualquer prejuízo para ninguém nesse processo. Ao contrário, fomos capazes de despertar atenção para um potencial que sequer chegamos a considerar anteriormente. Ou seja, os outros conseguem identificar em nós uma força que não sabemos ter.
8. Por fim: minha mulher, que é Sargento da corporação, não se opôs e hipotecou seu apoio incondicional, sendo a única forma de saber se isso é ou não possível a submissão a avaliação de todos em um pleito eleitoral.
Outro aspecto a ser ressaltado é que aprendi a trabalhar pela PMDF em qualquer circunstância, independente do cargo em que estive durante toda a carreira. Entendo que ao me afastar do comando não abdico da condição de policial militar, nem estou virando as costas para a instituição que tanto me proporcionou de bom e que tanto aprendi a amar e respeitar. Ao contrário, identifico outras oportunidades de me dedicar a ela, como sempre farei, independentemente do resultado alcançado.
É possível que esta decisão há de despertar críticas, descontentamentos, paixões, etc. Conclamo a reflexão:
1. Estivesse eu arquitetando esse plano ou maquinando tudo isso, por qual razão eu não teria me preparado desde então como fizeram todos os demais candidatos?
2. Como alguém que é candidato a cargo eletivo mantém segredo de candidatura? Como vão poder votar nele se ninguém sabe do seu intento? Na realidade o que é fato é o tempo que se perdeu e um monte de providências não adotadas.
No mais, estamos tranqüilos e seguros de nossa honestidade de propósitos, nossa sinceridade e de que os que confiam nos projetos em que estivemos a frente permanecerão compartilhando conosco os sonhos do muito que poderemos organizar.
Recorro ao meu jargão característico: cuidado com o que pedir, pode conseguir!
Fraternal abraço,
Ricardo Martins.
Arquivo do blog
DADOS PESSOAIS
- Martins
- BRASÍLIA, Brazil
- PMDF, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, LIVRE E DE BONS COSTUMES, AMA A FAMÍLIA, OS AMIGOS E A SUA INSTITUIÇÃO.
Participantes
Blogs relacionados
-
ADERIVALDO CARDOSO// OS 3 TRÊS GRANDES DESAFIOS DA PMDF PARA OS PRÓXIMOS ANOS - Os três grandes problemas da corporação hoje passam pela saúde (coparticipação), fluidez na carreira (promoções) e a recomposição salarial anual, com previ...Há 2 anos
59 comentários:
Comandante, fico feliz e ao mesmo tempo aliviada em saber que o senhor está saindo para assumir uma outra missão. Minha primeira reação foi pensar o que teria acontecido para colocarem a culpa no senhor e lhe tirar o cargo. Bem, agora que sei o motivo, rogo ao senhor felicidade e sucesso na nova empreitada. Abraços, Maj Rosilene.
Boa noite Cel Martins,
Gostaria apenas de saber se estes fatos novos acabarão por dar um nó na cabeça principalmente das praças, as quais enxergavam na pessoa do TC Néviton como a alternativa para o pleito eleitoral? É bem verdade que o mesmo e todo e qualquer candidato da corporação que for aliado daquele que nunca demonstrou nenhum apreço pela nossa Corporação, provavelmente perderá grande quantidade de votos.
Os anseios da PMDF passam invariavelmente pelo Congresso Nacional. Pela primeira vez teremos um candidato capaz e que vai ter o compromisso e conhecimento que esperamos de um representante da nossa Instituição.
Boa Sorte.
BOM CORONEL, ou melhor deputado ,quer ser um diferencial na campanha ,vai ai uma dica,,prepare as propostas para a categoria ,coloque no papel e distribua entre os praças ,,pois o que o senhor tem de diferente dos outros candidatos e a credibilidade que ganhou durante o comando , e se as propostas forem boas para os praças sera um forte candidato a uma vaga de deputado federal,,,
Acredito que houve precipitação por parte do senhor. Afinal, o projeto de seu comendo à frente da nossa PMDF ficou inacabado ou mau começado.
Além de dividir os votos já tão "pulverizados" da nossa instituição.
Estavamos construindo um ideal a partir das prévias. Agora o senhor veio para desagregar, dividir e ou desvirtuar. Não vai ser fácil derotar o verdadeiro candidato da PMDF ao cargo de Deputado Federal.
Definitivamente, o senhor "deu um tiro no pé"
Cel Martins, estaremos com o senhor!
Sucesso!
Boa noite Nobre Comandante!
Apesar de não haver me manifestado antes aprendir a respeitá-lo e confia no senhor. Que o sucesso possa abraçá-lo nessa nova empreitada. O Senhor não precisa provar mais nada. Compromisso, inteligência e empenho o senhor tem de sobra, avante Comandante.
Presado comandante, o sr. não que dar explicações sobre seus mitos e seus medos, isso faz parte de todos nós. Jamais se esqueça, que não devemos ter medo de pensar em muito e não conseguir, devemos sim ter medo de pensar em pouco e conseguir. Independente de conseguir um pleito eletivo, considere-se um vencedor nato. Felicidades.Sgt ref. Valdoir.
concordo plenamente com Halk.
Todos nós temos sonhos, e se esse momento faz parte de seus sonhos nobre Cel Martins,vai fundo, acredite, creia no maior, e com certeza verá o resultado positivo. Não se importe com os colegas que são pedras de tropeço, valorize os que são pedras de passagem. Acredite em você mesmo, competência você tem para nos representar e por sinal muito brm.
Sucesso, estamos juntos nessa.
Coronel, o senhor não teria que se desincopatibilizar do cargo de Comandante Geral 06 meses antes da eleição? O senhor não terá sua candidatura impugnada de acordo com a Lei Complementar 64/90? E as prévias, não servirão para nada? hum..... e agora?
Meu prezado companheiro Martins, penso que posso lhe chamar assim uma vez que, ao menos pelo andar da carruagem, sua candidatura a cargo eletivo e necessária saída do cargo de Comandante Geral é fato certo e quase consumado.
Pela primeira vez, em nossos quase 23 anos de PMDF, me pronuncio publicamente sobre um cenário político e, se assim o faço, é porque a as circunstâncias assim permitem.
Explico!
Seja pela educação recebida de meus Pais, seja pela minha vocação (ao menos assim acredito), sempre me dediquei, nas fileiras da PMDF, ao nosso mister principal que é o combate à criminalidade.
Sempre achei, em minha trajetória como oficial subalterno, intermediário e logo no início do oficialato superior que nos deveríamos nos manter técnicos e de fora do viés político. Contudo, com o passar dos anos e as necessárias, precisas e valiosas lições da vida, aliado a constatação de que no Brasil, a noção de cidadania ainda é imatura, traduzida pela intensa “presença política” em todos os setores institucionais/sociais, fui forçado a ver as coisas de forma diferente.
Nestes vinte e três anos vivi, sofri, chorei, vibrei, me emocionei, sorri, fiquei feliz, etc, com as atividades de rua buscando incessantemente, repito, combater à criminalidade. Os sentimentos descritos e vividos por mim tinham lugar sempre que esta ou aquela decisão política interferia, negativa ou positivamente, naquilo que acreditava ser a Polícia Militar.
Contudo, a maturidade vem com o tempo e, como não poderia deixar de ser, comecei a enxergar as coisas num espectro mais amplo.
Acredito hoje, sem abandonar minha vocação operacional, traduzida pelos iguais 23 anos “de rua”, que sem política, nenhuma Instituição no Brasil há de sobreviver.
Em que pese às boas intenções de seus antecessores no cargo que está preste a deixar, o fato é que caminhamos, enquanto Instituição, nos últimos 23 anos (estes, nós presenciamos), muito pouco.
Sob seu comando, ao contrário, mesmo que “empurrados pelas circunstâncias”, temos a possibilidade de dar um salto qualitativo e institucional sem precedentes.
A reestruturação administrativa e operacional que se avizinha, a despeito de medo natural de se lidar com o novo que as mudanças trazem, se mostrará, a médio e longo prazo, como fundamentais para sobrevivência de nossa Corporação.
Mesmo sabendo que não foste o “ser milagroso” responsável por tal processo, há de se reconhecer que sua participação, como “maestro da orquestra” foi fundamental.
Por crença religiosa creio piamente que “nada ocorre” por acaso.
Se sua experiência profissional enquanto policial militar foi, em certa medida, “longe das ruas”, Deus administrou sua carreira de tal forma que o permitiu conviver com o poder político com tal proximidade, que o preparou para trilhar os caminhos espinhosos em tal terreno, ao ponto de saber onde estavam exatamente, os espinhos ou escolhos que poderiam dificultar os passos de sua missão e, com habilidade e sabedoria, saber deles cuidar, visando um bem institucional.
Por tais motivos, aliado ao fato de que em 23 anos de convívio, embora nossa proximidade nunca tenha sido intensa, aposto todas minhas fichas em que, se tudo der certo, vencido tal desafio, ganhará a PMDF.
Por isto, faço questão de deixar registrado aqui meus cumprimentos e votos que Deus, em sua infinita sabedoria, conceda o melhor para ti nesta empreitada, na certeza, conhecedor de seus compromissos do coração como nossa Instituição, que nunca irás deixar de ser POLICIAL MILITAR DO DISTRITO FEDERAL.
Jahir Lobo Rodrigues – Cel. QOPM
Acho que o senhor foi talhado para o processo Legislativo. Prova disso é a atividade de relatoria da lei 12.086 e decretos. Como um político se destaca? No parlamento,os pares percebem que o cara possui capacidade de relatar leis importantes,presidir comissões,etc. Bravateiros e os que agem com arroubos infantis não prosperam nesse ofício. Obrigado pelo trabalho na Corporação, pela lhaneza com todos,sem distinção de posto e graduação. Não se desculpe pelo pedido de exoneração.
Fazer leis é mais importante que redigir portarias.
"Quem luta pelo impossível consegue pelo menos o possível"
[M. Weber]
2º Geraldo Sousa,instrutor de Leg. e Regulamento e Língua Portuguesa.
A cada dia que passo vejo nossa intituição mais fraca, por conta de atitudes mesquinhas como esta, e me pergunto em quem acreditar, não foi este lobo em pele de cordeiro que realizou formaturas no CPRM, CPRL, CPRO e CPESP juntamente com o FONSECÃO fazendo referência a nossa força ?? sobre uma outra instituição que tem efetivo menor porem representatividade maior em todo o Governo ??. Que deveríamos realizar prévias com intuito de não pulverizarmos os nossos votos ??? Que deveríamos abrir o olho sobre possíveis aproveitadores?????. Senhor Ex Comandante Geral tu és a traição, trairagem ou qualquer adjetivo que se configure a facada nas costas, seja dos candidatos das prévias ou da tropa que vc traiu. A verdade é que COMANDANTE DA PMDF é apenas BONECO, com esta tua atitude ta comprovado, lhe desejo um tremendo insucesso nesta tua nova jornada de traíragem, infeliz daquele que lhe confiar um VOTO.
A despeito de ter uma enorme simpatia pelo trabalho desempenhado pelo Senhor até então, creio que essa não foi a melhor escolha. Acredito que nossa instituição precisa muito mais do senhor na função que desempenhava, do que qualquer outra, embora eu reconheça a importância e necessidade da função que o senhor pretende exercer. Fico desapontado pelo grande gestor que nós perderemos, sem qualquer ofensa ao próximo comandante, que, provavelmente deve reunir boas qualidades administrativas para o exercício do cargo. De qualquer forma, gostaria de agradecer a atenção e empenho do senhor dispensados à causa policial militar nesses meses de comando. Jamais recebi um telefonema de um Comandante Geral em toda a minha vida na corporação me felicitando pelo meu aniversário, momento em confesso que fiquei extremamente lisonjeado por essa postura oriunda de Vossa Senhoria. No mais, espero que o senhor tenha sucesso nessa nova empreitada e que Deus possibilite a realização de suas aspirações. "Um abraço fraternal". CB Eduardo Diniz
Por falar em arroubo infantil...
Confesso que nem sempre tenho paciência para ler os arroubos da língua ferina e vulgar do Halk. O Rapaz exala ressentimentos e humor prejudicado. Onde está escrito que algum de nós está vinculado a resultado de prévias,cara pálida?
Coronel é com tristeza que recebo esta notícia pois seu comando vinha sendo de rara competência administrativa e de grandes avanços para tropa de modo geral. Contudo não posso deixar de concordar que nos faltavam opções no cenário do legislativo federal, e que o senhor certamente poderia desempenhar um papel satisfatório na representação da tropa, já que apesar de ser oficial e com isso ter, por vezes, necessidades diversas da dos praças e também ponto de vistas diferentes, como operador do direito creio que a busca pela justiça que é comum a todos o coloca em posição favorável para todos.
lhe desejo sorte e manifesto meu apoio nesta empreitada e sugiro que não adote o modelo de postura assumido pelo coronel Fraga que em nada agradou a tropa ... mas como ele não depende de nosso voto tudo bem. Boa sorte, FERNANDO MORAIS SANTA ROSA CBPM 16.658/8
"SEMPRE AS CLARAS, PARA QUE NAO RESTEM DÚVIDAS"
Nessa nova seara espero que possamos continuar tendo um representante da PMDF que se destaque pela capacidade e comprometimento com a causa. Rancores por policiais que se sentiram traídos o Sr. encontrará aqui nesse espaço democrático, mas acredito que a maioria dos policiais, coerentes com a realidade do cenário nacional, estarao torcendo para que V.Sra seja eleito, acredito tambem que cada um de nós possamos continuar dando-lhe credibilidade. Deus ilumine seus passos.
BINGO! Agora sei que tenho um candidato a federal a altura da gloriosa. Prepare-se comandante, pois teremos (se me permite sentir-me irmanado nesse projeto) as velhas e amareladas tentativas de "queimar o filme" de quem comprovou, de forma indiscutível, que é possuidor do talento necessário para tornar-se esse singular exemplo de competência.
Senhor Halk,
Suas fortes e, porque não, deselegantes convicções, apresentam um conteúdo inaceitável para com um membro de nossa corporação, seja ele praça ou oficial. O modo como expressa seu descontentamento demonstra claramente seu elevado grau de comprometimento com a campanha de outro candidato a parlamentar. Desde já lhe asseguro que não é atacando um companheiro de farda que o senhor conseguirá realizar suas aspirações. Não estou aqui para dar lição de moral em ninguém, apenas exijo um tratamento de cordialidade para com os meus pares. CB Eduardo Diniz, Mat. 23.438/9.
Bom dia Coronel Martins! Em nome dos Policiais Militares da RR que voltaram para ativa, agradecemos pelo seu empenho e dedicação na regulamentação do Art. 114 da Lei 12.086/2009, conforme abaixo. Estamos gratos por tudo e no momento certo, Vossa Senhoria terá a recompensa pelo seu trabalho. Tenho certeza que a nossa Instituição jamais o esquecerá, principalmente, pelo seu trabalho prestado como Cmt Geral. Desejamos êxito em suas novas funções (missão). A paz de Cristo, Sgt RR Pedro Guimarães.
FINALMENTE UM NOME COM COMPETÊNCIA E COMPROMETIMENTO. NÃO SE PREOCUPE, COMENTÁRIOS MAL-INTENCIONADOS VIRÃO DE TODOS OS LADOS. AGORA É TRABALHAR PARA ANGARIAR VOTOS. FOMENTAR AS IDÉIAS E OS IDEAIS. OBRIGADO PELO TRABALHO BRILHANTE À FRENTE DA PMDF. SORTE E SAÚDE NA NOVA EMPREITADA. PAZ E BEM! ESTAMOS COM O SENHOR. MAJOR MARCOS SILVA E FAMÍLIA.
Cel Martins - Deputado Federal PMDF/CBMDF
Nós Policiais/Bombeiros Militares graças a Deus, só temos a lhe agradecer, o senhor fez um Comando sério, limpo e comprometido com a Instituição. Sabemos que tinha muito a fazer, mas que como comandante depende de força política no Governo local e Federal para mais mudanças, porém hoje estamos sem representação. Esperamos em breve Boas Noticias, acretitamos que o senhor pode ser um ótimo representante de nossas Instituições na Camara Federal. PMDF/CBMDF UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS. ESTE FOI E SERÁ O NOSSO GRITO DE GUERRA NO CONGRESSO NACIONAL E NAS PRÓXIMAS ELEIÇOES. Juntos conseguimos aprovar o nosso PCS ( pode não ter sido o ideal mas já foi um grande avanço, antes não tinhamos nada)…Juntos conquistaremos muito mais, só depende de Nós.Vamos aprender a utilizar bem o nosso voto e de nossos famíliares em prol de nossa CATEGORIA, elegendo nossos representantes.
Forte abraço,
Cel Martins,
Parabéns pelo trabalho exercido no Comando da Corporação!
Certamente a PMDF (Oficiais e Praças conscientes) estarão contigo nesta empreitada.
Abraço
Sucesso na nova empreitada. Conte conosco. Unidos somos imbatíveis.
Boa sorte Cmt.
Boa tarde CMT, sempre admirei o Sr quando comandante de nossa instituição, e pela competência que o senhor demonstrou ter quando do exercício da função de comandante geral não será difícil eleger para um cargo que represente essa instituição que sempre foi órfão; Conte com meu voto e de família.
Coronel Martins, vc faz parte de uma quantidade seleta de perfeitos oficiais, que não olhou para os praças como subalternos mas como companheiros de farda, não os viu a "nível de pé", olhando para baixo, mas sim a "nível de ombro", lado a lado.
Embora seja bombeiro militar, os companheiros da caserna irmã sempre teceram elogios a sua pessoa e espero que seu rumo seja o de contribuir para que a família bombeiro e polícia militar sejam sempre melhores hoje que ontem.
Um abraço fraternal -SBM Justino
Boa tarde comandante que Deus o ilumine nesta nova empreitada e não dê ouvidos a comentarios com os do tal Halk que se diz polícial militar mas que na verdade só esta pensando e nele mesmo e em algum candidato que ele deva estar comprometido até o pescoço,va em frente que no fim serás vencedor e assim o sendo também será a polícia militar abraços e que o pai celestial lhe abençoe.
Coronel, é de se estranhar porque fiz este mesmo questionamento há uns 4 meses há um colega que trabalha com o CmT, justamente sobre a possibilidade de se candidatar a algun cargo, e me disseram que o mesmo não tinha disposição e nem interesse algum sobre o pleito, e agora me vem uma surpresa dessas. Pra mim, pelo menos por enquanto, SURPRESA BOA, será um bom canditado, tem caráter, é honesto, tem boa idéias, enfim, será um bom candidato policial. O problema é que está se lançando muito tarde, talvés sem uma boa equipe POLÍTICA, e muito curioso que sou, fico pensando a que partido, cargo e com quais coligaçãoes. Acostumado que sou, espero sinceramente que seja candidato a Deputado Distrital, apoiado ou, com Roriz ou com Agnelo, tenho preferências pela vitória, ou seja, por Roriz. Espero que o CmT também não esqueça de chamar além dos policiais militares, o POVO, os cidadãos que carregam há muito o tempo a esperança de haver mudanças em nossa sociedade através de pessoas inteligentes e formadoras de opinião, afinal, o cargo é do POVO, da CIDADANIA, dos CIDADÃOS e não somente uma classe ou instituição, até porque, mesmo que o comandante através de um MILAGRE estivesse fechado 100% com a PMDF e vice-versa, e fosse eleito, o povo iria cobrá-lo, e com direito, o que ele fará pelo Distrito Federal e não somente pela PMDF. No mais, parabéns Cel Martins pela decisão, não me leve a mal alguns questionamentos que fiz aqui ok? Forte abraço e se precisa de algo, apesar de eu já ter o meu candidato a Distrital, não por culpa minha, até porque tentei procurá-lo para abraçar a causa da “política” há uns 4 meses, mas se precisar de ajuda estou à disposição. Fique com Deus e forte abraço.
Deputado, parabéns pela decisão!
Desta vez a PMDF emplaca no Legislativo distrital e federal em grande estilo.
Tenho certeza que o seu nome conseguirá congregar um número expressivo de eleitores dentro e fora da nossa Corporação!
Aqui em casa já estamos engajados em sua campanha!
De pé e à ordem!
Major QOPMS Alexandre Saud
Não comandante!!
Esse caras querem que a gente não coloque ninguém lá. Se o sr. Sair candidato é mais raxa na corporação.
Não faça isso, ouça a tropa! O sr. é um cara bom e sabemos da sua competência, mas a vez é do sangue bom...
vamos somar...dá tempo ainda!!!
Saudações! Vejo como uma questão de oportunidade que se apresenta. Apesar dos comentários que vêem como uma precipitação, acredito que o Sr. fez a leitura correta do cenário. Devemos lembrar que todos nossos maiores pleitos passam pelo Congresso e, dessa forma, é fundamental se ter alguém meganhablade por lá. Parabéns pela coragem! Conte conosco!
Cel. O S.R. me decepcionou muito, pois quando assumiu o CMT. Geral, falei,” tai o cara preocupado com a tropa”, mas não demonstrou isto em fatos, agregou oficiais, para promoção a CEL e esqueceu-se das praças, tenho certeza que o que vou dizer e sentimento e todos. Quando teve a chance deveria ter lutado pelas praças, igual fez pelos oficiais, hoje teria muitos votos nossos, até agora me pergunto por que o CMT do bombeiro podia mais que o da PM?São questões que nunca serão resolvidas, eu votaria tranquilamente em sua candidatura, mas sabemos que as praças pouco lhe importam.
Não se preocupe com "halks, pedros,RP3", a grande maioria de nós, verdadeiros policiais militares, estamos "veiacos" com essas figuras que aparecem de vez em quando apenas para tentar (e só conseguem isso mesmo, tentar sem sucesso) mais uma vez impedir nosso avanço. O senhor coronel Martins, que é "sangue bom" de verdade, o resto, juntamente com suas viúvas, é imitação. É claro que essa conclamação a tentar o legislativo se deu pela excelente e singular aceitação que o sr. merecidamente criou em toda a tropa.
Perdeu halk! Nossa tropa hoje tá mais madura e saberá separar o joio do trigo. Vi uma critica sua sobre a possibilidade de um companheiro "deixar de votar em praça pra votar em oficial" (êta discursinho batido), pra rebater isso eu posso usar a matemática simples. Vejamos, quantos praças colocamos no legislativo? Consigo me lembrar de pelo menos quatro e, infelizmente, praticamente todos me fizeram sentir vergonha, mas nem por isso farei como você, generalizando todos por uns poucos exemplos ruins.
Em que pese não aparecer no cenário político, percebi que durante muito tempo não tivemos comandantes que realmente defenderam os interesses institucionais junto a Câmara Legislativa como o Senhor fez. O problema é que “alguns” ou “algum” dos perniciosos que lá se encontram, inspirados nos coronelismos e revanchismos medíocres do passado, ainda estão somente preocupados com os seus interesses pessoais. Ademais, desejo sucesso e plenitude em tudo aquilo em que Vossa Senhoria se propuser a fazer. Sinceramente Marcus Antunes
Eu acredito no senhor!!!
Vá em frente!
Ouça sua consciência!
Seja feliz!!!
Bom, espero que o nobre CEL Martins tenha sucesso , no entanto, quero lembrá-lo que há um candidato representado pelas Prévias PMDF e que este deveria ser o nosso foco.Agora teremos dois candidatos com potencial o que significa na prática uma divisão de votos.Teremo o Neviton, vencedor das PREVIAS PMDF e o nobre CEL Martins, ex CMT Geral e com apoio do GDF. Fica a pergunta por quê não declinou do convite do Governador e não ratificou o resultado das Prévias PMDF?
Att,
Roner Gama
Membro do conselho das prévias
Nobre CMT, acompanho seu blog desde sua criaçao, fui um dos divulgadores de sua ideia, é valido querer fazer mais pela gloriosa, mas vejo vossa atitude como preciptaçao, já que tivemos previas no qual o Sr ajudou a divulgar nas formaturas gerais ora realizadas, gostaria muito que o sr repensasse sua atitude e apoiasse os candidatos vencedores das previas, ai sim poderemos realmente colocar alguem na camara federal que lutasse pela gloriosa
CB Osvaldo
Policial do Presente e Futuro
Coronel,
Primeiramente quero desejar toda a sorte e peço a Deus que te guarde e te direcione. Hoje é notório que as policiais militares de todo o Brasil, necessitam de representantes e com garra para lutar por melhorias para a categoria que muitas das vezes é esquecida e desamparada. Hoje uma das brigas é a diferença salarial entre os Estados, gostaria de sugerir que haja um equilíbrio entre os salários, aonde um Coronel chega a ganhar 6 X mais do que um Soldado, gerando assim insatisfação, desmotivação etc., o que eu sugiro é que um Sub-Tenente receba 60% de um Coronel, é um Soldado Receba 60 % de um Sub-Tenente.
Obrigado.
Atenciosamente
Franklin
Antes de congratula-lo Cel, gostaria de questiona-lo do seguinte: Se eleito, osenhor tem intenção de exercer todo seu mandato nos representado na câmara ou aceitaria deixar seu mandato para assumir cargo dentro do Governo? Quais serão seus projetos para a Segurança Pública do DF e PMDF? O que o senhor acha da postura dos mulitares que "representam" a PMDF, CBMDF e PCDF no congresso e na câmara local? Quem, na suaopinião, seriam os candidatos naturais que representam nossointeresses no pleito de 2010? O Senhor estaria disposto a compor base com qualquer dos eleitos para o GDF e Governo Federal com a finalidade de zelar pelos interesses da PMDF e contrariar interesses partidários? Acho importante que o senhor deixe bem claro o que devemos esperar de sua legislatura.
Para as pessoas que defendem tanto essas prévias, gostaria de lhes perguntar uma coisa: Quantas pessoas votaram neste processo? A escolha lá realizada realmente mostra a intenção de votos da maioria? Essa comissão deveria publicar quantos realmente votaram antes de se auto-plocamarem os representantes da maioria.
Devemos acordar pela manobra para desestabilizar o TC Neviton em sua campanha. Como pode um CMT geral que se julgava o melhor de todos os tempos sem nenhum motivo deixar o cargo e virar candidato, isso interessa a alguém e menos a ele que esta sendo manipulado por interesse alheio a PMDF. Uma pena que apesar de só ter falado e nada tenha feito o ex CMT pelo menos é inteligente, honesto e tem visão administrativa, pois o tempo que ele tem de rua eu tenho de horas noturnas puxadas de serviço.
Halk, 583, esse foi o total de votos que seu candidato recebeu. Sei e você também sabe que se o cel Martins tivesse se lançado àquelas prévias certamente teria mais que dez vezes isso. Não tenho nada pessoal contra o "sangue bom" (li você criticando praça votar em oficial e fico feliz em ver que tá mudando esse pensamento atrasado), mas, sei avaliar e identificar se A ou B tem mais "qualidade" pra isso ou aquilo e, não tenho dúvida que nosso ex-comandante tem mais que apenas simpatia, tem também uma notória experiência administrativa e comprovada competência pra fazer um bom trabalho, o que me leva a crer que na sua provável eleição, venhamos a ter um político honrado e que nos orgulhe naquela casa que tanto precisa.
Pois muito bem, foi um alvoroço, um monte de elogios e mais um monte babação no blog dele, no final das contas os projetos que ele tanto divulgou não sairam do papel, afinal de contas alem do blog e de falar bem com a imprensa o que mais ele fez para merecer ser nosso representante na camara?
Eu particularmente quero eleger um deputado e ter o prazer de ir pessoalmente na camara apertar sua mão sem ter que me enquadrar e ou ser tratado como soldado, quero alguem que após ter ganho o mandato dado por mim e outros me trate como eleitor e seja a NOSSA voz na camara.
Bom dia, Coronel!
Infelizmente, na minha visão e de muitos colegas, o senhor se precipitou ao aceitar a candidatura para o cargo de Deputado Federal, contrariando assim todos os discurssos sobre o assunto até então. As prévias, que já são questionadas o suficiente, foram pelo senhor ignoradas e faz com que todas as suas belas palavras que li até então, sejam por muitos de nós praças, que o respeitamos bastante, se transformassem em palavras ao vento. Lamento profundamente a sua decisão, pois acreditava que finalmente suas boas atitudes influenciariam os futuros Comandantes Gerais... Até entendo como homem, pois nessas horas a vaidade fala mais alto que a coerência. Torço para que não lancemos muitos votos pelo ralo abaixo... Um abraço fraternal
Fernando da Cavalaria
Boa noite, Coronel!
Felizmente, na minha visão e de muitos, mas muitos mesmo, colegas, o senhor está corretíssimo ao aceitar a candidatura para o cargo de Deputado Federal, contrariando assim todas as tentativas de não avançarmos. Suas belas e oportunas palavras que li até então, são por muitos, mas muitos mesmo, de nós policiais militares, inteligentemente entendidas, aumentando mais ainda o respeito que angaristes (elas não são palavras ao vento). Lamento profundamente a postura reacionária e na contramão que alguns tentam incutir no seio da briosa, sem sucesso, pois é notória vossa aceitação, decorrente das suas boas atitudes que influenciarão positivamente os futuros Comandantes Gerais. Entendamos como homens, que nessas horas seu bom compromisso fala mais alto que a incoerência. Tenho certeza que o conduziremos para onde temos carência de bons representantes e não lançaremos em outros,votos pelo ralo abaixo... Um abraço fraternal
(uma pequena adaptação do texto do Fernando da Cavalaria)
ROBERTO..
Vc nem sabe o que tá falando, se gabando que é a maioria. Quem tám com o perfil de boicote é vc!
é muito simples: Quanto mais candidatos, mais raxa e menos chance de eleger um representante, principalmente no âMBITO federal. O fato é que o Cel Martins poderia ter concorrido as prévias, mas não o fez, então não é a vez dele. O meu candidato era outro, mas se o TC Néviton ganhou, então que seja ele o nosso nome. Isso se chama união caro amigo!!
Fidelidade com as Prévias
Caro RP3, não quero me arvorar de dono da verdade, mas, ao encontrar diariamente muitos companheiros (trabalho no expediente) e, como não podia deixar de ser, a política tem levado boa parte das nossas conversas e, praticamente em todas os posicionamentos de meus interlocutores (palavra difícil, hehehe...) tem sido de satisfação com a possibilidade do Cel Martins, então, talvez por isso eu tenha uma opinião diferente da sua quando se fala em aceitação de nomes para nos representar. Sei que mesmo com essa minha estatística pendendo vertiginosamente (de novo? hehe..) para um lado, posso estar errado e isso só vou descobrir se experimentar. Um abraço.
Grande Comandante Coronel Martins. Se eu fosse da sua Corporação, talvez, não o tratasse assim, pois, com certeza, teria outra conotação. Desde que comecei a acompanhar suas intervenções e explicações no blog, sempre considerei que o senhor, invariavelmente, iria compor a Câmara dos Deputados. Mas achei que fosse pelos braços dos integrantes da PMDF. Porém, os olhares clínicos da política chegaram primeiro. Talvez, a Corporação estivesse esperando o senhor concluir a nobre missão de comandá-la, para poder indicá-lo como candidato. Acredito que o Chefe do Executivo do GDF é um homem de extrema visão política, e, às vezes, as determinações vêm dentro de um envelope de convite. Coronel Martins, desejo ao senhor todo o sucesso nessa nova empreitada, com o ápice, ao final dessa primeira caminhada. Acredito na sua eleição, pois acredito que a PMDF estará ao seu e a recíproca é e será verdadeira (espero que as demais PM usufruam, também, dos seus futuros projetos). Conte com as minhas orações ao Senhor Deus para abençoá-lo nesse novo rumo e que Ele lhe dê uma proteção impermeável, para que o senhor não seja atingido pelos respingos da injustiça, da imoralidade e de coisas afins. Desejo isso plagiando a Bíblia, que diz em Efésios 6:11: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Deus abençoe o senhor e suas mulheres.
A big hug. Maj PMRN Batista.